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A infecção hospitalar ocorre quando o paciente vai se tratar de uma doença no hospital e acaba adquirindo outra doença - uma infecção causada por bactérias que habitam o ambiente. O maior problema da infecção hospitalar é que muitas vezes ela afeta pessoas que já estão fisicamente debilitadas, agravando o quadro da doença e podendo levar até mesmo à morte.
Diversos fatores podem ocasionar ou facilitar a ocorrência da infecção hospitalar, entre eles estão: o uso de material hospitalar contaminado, a falta de higienização das mãos, o uso desnecessário e abusivo de antibióticos - que tornam as bactérias mais resistentes - e a falta de higiene, tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes e das visitas.
É importante que o consumidor saiba que tem direito de exigir todas as informações que julgar necessárias sobre o assunto, a começar pela existência de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e de um Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), obrigatórios por lei. Antes da internação, procure também verificar se o estabelecimento é licenciado pela vigilância sanitária, ou seja, se possui alvará de funcionamento, além, de verificar se possui condições de higiene adequadas.
A prevenção da infecção hospitalar depende de boas práticas da equipe de Saúde, mas o consumidor também deve fazer a sua parte. Tanto o paciente que vai realizar um procedimento médico ou odontológico quanto o visitante devem tomar certos cuidados como:
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Toda vez que for visitar alguém internado, lave as mãos antes e depois da visita;
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Não sente nas camas ou macas mesmo que estejam desocupadas, nem acomode bolsas, sacolas ou outros objetos;
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Evite levar flores ao paciente;
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Não mexa nos curativos, soros, sondas e equipamentos;
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Respeite as orientações médicas e não interfira no tratamento e na dieta prescrita;
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Não tome medicamentos por conta própria, principalmente antibióticos;
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Quando iniciar um tratamento com antibióticos, não o interrompa sem orientação médica.
Se o consumidor contrair uma infecção hospitalar, ele pode buscar a responsabilização do hospital na Justiça. Para tanto, deve guardar toda a documentação referente ao serviço prestado, como notas, receitas, cópia do prontuário médico etc.