Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Faça suas ceias de Natal e Réveillon mais sustentáveis

Diminuir o uso de copos e plásticos descartáveis e reutilizar objetos de decoração do ano anterior podem ajudar o seu bolso e o meio ambiente

separador

Atualizado: 

21/12/2011
Período conhecido tradicionalmente pelos excessos de uma ceia farta e grande quantidade de presentes, as festas de fim de ano também podem ser uma oportunidade para repensar velhos hábitos e colocar em ação práticas mais sustentáveis, que vão desde a escolha dos presentes até a decoração da casa.
 
O primeiro passo é ter o cuidado em escolher presentes efetivamente úteis: no caso das crianças, por exemplo, a preferência deve ser sempre por brinquedos educativos e que sejam feitos de forma mais artesanal. Não é preciso que o presente tenha uma cara rústica para ser artesanal!
 
Essas soluções contribuem para priorizar a diversão e o prazer de brincar nas crianças, em detrimento de impulsos consumistas por um brinquedo da moda. “As soluções sustentáveis nas escolhas dos presentes, além de darem um charme especial, também impactam positivamente no bolso”, destaca a pesquisadora do Idec, Adriana Charoux.
 
Os pais também devem estar atentos à segurança dos produtos. Verificar se a cadeia de produção está de acordo com os direitos das crianças, por exemplo, é essencial. Nesse ponto, a internet é uma aliada dos pais na pesquisa sobre o histórico das fabricantes dos produtos.
 
Embalagens
Já no caso das embalagens, a preferência deve ser sempre pelo reaproveitamento do que já existe. Abandone os descartáveis e priorize as embalagens reutilizáveis, adereços mais simples, sem uma quantidade desnecessária de plásticos e demais embalagens - o que acaba indo para o lixo muito rapidamente gerando diversos impactos negativos no meio ambiente.
 
Outra boa opção na hora de presentear são os bazares de troca, onde é possível adquirir novos objetos, impactando minimamente o meio ambiente.
 
Ceia de Natal
As ceias de final de ano são, tradicionalmente, períodos em que o desperdício é frequente. Para tentar reverter esse cenário, o primeiro passo é estipular adequadamente a quantidade de comida necessária para os convidados da festa. O excesso que extrapola os dias seguintes às celebrações deve ser evitado, pois podem apresentar riscos à saúde devido à possível contaminação dos alimentos.
 
Uma boa forma de combater o desperdício é utilizar receitas que se façam valer do aproveitamento integral do que pode ser consumido. Sites de ONGs como a Banco de Alimentos, oferecem receitas que priorizam o reaproveitamento das cascas e sementes dos alimentos. “Essa prática auxilia também na diminuição da geração de resíduos orgânicos”, explica Adriana Charoux.
 
Outra boa alternativa é fazer uma ceia que priorize os produtos e frutas da estação: nozes e castanhas podem ser substituídas por frutas encontradas com maior facilidade e por um menor preço, como ameixas e uvas. A pesquisadora do Idec também sugere que essas frutas sejam adquiridas em feiras orgânicas. “Comprar na feira, além de ser mais barato e saudável, contribui para o encurtamento das cadeias de produção, aproximando a produção de seu local de consumo”, acrescenta Adriana.
 
Confira aqui os principais endereços de feiras orgânicas na cidade de São Paulo.
 
Reutilize a decoração
Outra ideia sustentável é optar por objetos de decoração reaproveitados do ano anterior. Ao terminar a festa, armazene-os com cuidado e eles poderão ser usados no ano seguinte. Também é possível decorar a mesa com vasos e plantas da estação e iluminar a celebração com velas. Além de darem um charme especial, elas ajudarão na economia de energia elétrica.
 
Evite ainda copos, pratos e talheres descartáveis, diminuindo o desperdício de plástico.