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Especial Páscoa

Selecionamos algumas pesquisas feitas pelo Idec sobre a quantidade de chocolate, o preço e a qualidade dos ovos de Páscoa disponíveis no mercado

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Atualizado: 

16/04/2014
Recentemente o Procon RJ retirou do mercado ovos de Páscoa que supostamente incitavam o bullying (veja aqui), mas será que esse é o único problema de consumo nessa época do ano? A baixa quantidade de cacau, a falta de padrão para o tamanho, peso e preço dos ovos de Páscoa e o apelo infantil por meio de brindes em produtos de baixa qualidade nutricional também merecem atenção. Confira a seguir algumas pesquisas realizadas nos últimos anos sobre ovos de chocolate.
 
Pesquisa do Idec revela: a maioria dos chocolates nacionais tem baixo teor de cacau
Estudos apontam que o consumo moderado de chocolate pode trazer diversos benefícios à saúde devido à existência de substâncias que deixam as pessoas mais felizes (a serotonina, por exemplo). No entanto estes benefícios são promovidos pelo cacau e este ingrediente é quase sempre minoritário nos produtos comercializados. Para saber quanto de massa e/ ou manteiga de cacau há em nossos chocolates, o Idec comparou o rótulo de 11 marcas comercializadas no Brasil.
 
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Sem padrão
O Idec fez um levantamento com ovos de Páscoa das três principais marcas de chocolate do mercado e constatou que embora todos possuam a mesma numeração, têm quantidades de chocolate diferentes, de acordo com a marca e, em alguns casos, até quando são do mesmo fabricante. Variação de uma marca para outra chega a 25%
 
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Ovos de Páscoa têm muita gordura e apelo publicitário
Uma pesquisa realizada pelo Idec com 25 ovos e produtos de Páscoa de dez marcas diferentes detectou níveis elevados de gordura saturada para crianças, principal alvo das campanhas, além do forte apelo comercial da publicidade infantil, por meio de brindes presentes em vários desses produtos.
 
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Páscoa: consumidor paga mais caro pelo ovo com brinde
Uma pesquisa realizada pelo Idec analisou 12 ovos de páscoa de seis marcas. O principal objetivo era avaliar a presença de apelo ao público infantil nas embalagens e verificar se as empresas que assinaram os acordos de autorregulamentação publicitária estão cumprindo a promessa. Também foram avaliadas as características nutricionais dos ovos e seu custo médio. 
 
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