Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Dicas para compra e manuseio de fogos de artifícios

Apesar de agradáveis de ser apreciados, os fogos de artifícios exigem cuidados. Confira a seguir algumas dicas de compra e manuseio dos artefatos:

separador

Atualizado: 

25/07/2011

Apesar de agradáveis de ser apreciados, os fogos de artifícios exigem cuidados. Confira a seguir algumas dicas de compra e manuseio dos artefatos:

Sempre compre os fogos em locais autorizados pelo Corpo de Bombeiros, evitando camelôs e empresas de “fundo de quintal”. Antes de efetivar a compra, verifique as informações obrigatórias na embalagem: instruções de uso, nome correto do fogo de artifício (foguete, rojão etc.), a data de fabricação e validade, peso bruto e peso líquido, número de registro no Exército, responsável técnico e seu registro profissional (em geral, engenheiro químico), procedência (fabricante e comerciante e respectivos CNPJ e endereço), bem como a classe do produto. É importante que o consumidor não adquira fogos sem embalagem.

Siga as instruções de uso do fabricante contidas na embalagem. Não solte fogos sobre o efeito de bebidas alcoólicas e nem próximo a hospitais, fiações elétricas ou árvores, procure realizar a queima dos fogos em locais abertos e sem vegetação nas proximidades. Nunca aponte os fogos para pessoas, e, antes de soltá-los, verifique se não há materiais combustíveis nas proximidades. Outra dica importante é não tentar reascender fogos que falharem.

Em caso de queimaduras leves, procure aliviar a dor mergulhando a parte afetada em água potável. Nunca aplique creme dental, sabão, borra de café, manteiga ou azeite. Em casos mais graves, como queimaduras no rosto, de 2º e de 3º graus, ou em muitas partes do corpo, acione o Corpo de Bombeiros.