separador
Atualizado:
A escolha de uma casa própria é certamente um dos eventos mais importantes na vida de uma pessoa. Por isso, alguns cuidados são essenciais para evitar imprevistos na aquisição de um bem de alto investimento como esse.
Primeiramente, levante o histórico do incorporador, do construtor, da imobiliária e dos demais envolvidos no negócio. Verifique no Procon de sua cidade se há reclamações contra eles. Visite também alguns imóveis já erguidos pela construtora e procure saber com os moradores se houve problemas com a construção. Em caso afirmativo, veja se os problemas foram sanados. Cheque a qualidade do atendimento pós-venda da empresa que você pretende contratar.
Além disso, informe-se na prefeitura a respeito do zoneamento da área em que será ou está sendo construído o imóvel. Se a zona permitir a instalação de estabelecimentos industriais e comerciais de todo o tipo, há o risco de no futuro ocorrer problemas ocasionados pela poluição sonora, etc.
Dedique um momento exclusivamente para fazer uma análise da planta. Avalie as medidas dos cômodos e dos equipamentos comuns. A quantidade de cômodos nem sempre significa conforto; o tamanho também é importante. As medidas das vagas de garagem também devem ser conferidas: o consumidor que possui veículo de grande porte, como caminhonetes, peruas, vans etc., poderá se ver em dificuldades se a vaga for pequena.
Vale lembrar que os contratos de compra e venda de imóveis estão sujeitos ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e ao Código Civil. Mas há situações em que também são reguladas por leis especiais. É o caso da venda de terrenos em prestações e da incorporação imobiliária.