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Atualizado:
Na hora de sair à caça de presentes, seja por uma ocasião especial, ou para surpreender uma pessoa querida, algumas recomendações são essenciais para evitar contratempos e desrespeito a seus direitos de consumidor:
Primeiramente, antes de adquirir qualquer produto e em qualquer época do ano, a chave para evitar problemas futuros é pesquisar. Para isso a internet pode facilitar bastante: existem sites especializados em fazer uma cotação dos preços mais atraentes. Entretanto, como os preços correspondem somente às lojas virtuais, uma dica para quem quer adquirir um produto pessoalmente é a boa e velha pesquisa de rua, visitando loja por loja à procura do melhor preço. O consumidor tem direito de estar ciente de todas as condições de pagamento e dos juros cobrados em um eventual parcelamento ou no caso do atraso das prestações.
Quando o assunto é pagamento, recomenda-se que seja à vista sempre que possível. Além de evitar altas taxas de juros, um desconto pode ser negociado quando o pagamento é em dinheiro ou no cartão de débito. Para compras com cartão de crédito, atenção ao preço: ele deve ser o mesmo do que o cobrado à vista. Se houver insistência para cobrar preço maior ou estipular um valor mínimo de compras para esta forma de pagamento, denuncie aos órgãos de defesa do consumidor.
Para quem prefere comprar sem sair de casa, utilizando a internet, algumas dicas são importantes: a atenção à segurança é fundamental, tanto na hora de escolher o produto quanto efetuar o pagamento. Checar a idoneidade da loja virtual é imprescindível. Para isso, certifique-se de que a loja disponibiliza em seu site o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e se existem reclamações junto ao Procon.
Quando efetuar a compra, imprima ou arquive em seu computador a página do site com a comprovação e dados da compra, além de prazo de entrega do produto. Se houver qualquer problema, lembre-se que o usuário dos serviços online está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).