separador
Atualizado:
O crescente aumento nas vendas de smartphones e de diversos tipos de planos de dados oferecidos pelas operadoras de telefonia chamam a atenção para as condições em que o serviço é ofertado. Sempre figurando entre os primeiros lugares em rankings de reclamações, as empresas do setor de telecomunicações frequentemente deixam de prestar o devido atendimento ao consumidor, além de não esclarecer informações importantes sobre o plano de acesso.
Um plano de dados é um contrato para utilizar a rede 3G, que dá acesso à internet móvel, e que inclui um limite de megabytes a serem gastos. É importante diferenciar esse tipo de serviço do Wi-Fi, que é uma conexão à internet sem fio utilizada via roteador. Já o 3G utiliza antenas de celular para disseminação dos dados.
É importante verificar se a sua operadora oferece ferramentas online para monitorar o uso da internet móvel, como disponibilizar em seu site o saldo atual, o volume de dados consumidos até o momento e a franquia restante. A maioria dos smartphones possui ferramentas ou aplicativos de contagem de dados bastante úteis - especialmente quando a operadora não informa a quantas anda o nível de utilização de sua franquia mensal. O correto, no entanto, seria a própria operadora oferecer essa ferramenta de controle.
Maior Transparência
Muitas vezes as operadoras de telefonia móvel ocultam, por exemplo, informações sobre o limite de utilização do serviço sem que haja cobrança adicional. "As empresas têm a obrigação de informar todos os dados necessários na contratação do plano e isso engloba desde as informações veiculadas em publicidade até avisos sobre a quantidade de dados, voz e SMS consumidos. Não apenas depois, mas durante o consumo", afirma o advogado do Idec, Guilherme Varella.
Todas as principais informações sobre o serviço devem ser citadas no contrato. A oferta também deve ser clara, para que o consumidor saiba o que está contratando. Além disso, é válido fazer uma pesquisa antes de contratar o serviço. Consulte as principais operadoras sobre as condições oferecidas, e, principalmente, esteja atento aos seus hábitos e procure um pacote de dados adequado ao seu perfil de utilização.
Use somente o necessário
Alguns hábitos, como ouvir músicas em streaming (diretamente da internet, sem fazer o download) ou rádios online, ao invés de utilizar a memória do telefone, podem resultar em surpresas na fatura. O ideal é copiar as músicas para um cartão de memória ou armazená-las no próprio aparelho. Uma dica para quem não quer abrir mão da praticidade do streaming é diminuir a qualidade de transmissão de áudio para economizar os dados. Por exemplo, se a rádio online que costuma escutar tem a opção de múltiplas qualidades de transmissão, prefira a baixa (geralmente de 32kb/s).
Os serviços de mapas também podem ser responsáveis pelo rápido consumo no tráfego de dados contratado. Vale lembrar também que os aplicativos de rastreamento, utilizados para encontrar aparelhos roubados ou perdidos, também podem consumir grande quantidade de dados, dependendo dos recursos que oferecem.
Além disso, quando for preciso acessar páginas usando o navegador, utilize browsers próprios para hospedar conteúdo móvel, geralmente em forma de aplicativos. Alguns navegadores, como o Firefox, possuem versões direcionadas à navegação portátil. É uma boa forma de economizar, pois muitas páginas ainda não estão adaptadas para o conteúdo móvel e por isso consomem muitos dados.
Não abusar dos jogos online também é uma forma de não gastar muito de seu plano de uma só vez. Alguns jogos populares, apesar de gratuitos, trazem anúncios que chegam ao celular via internet. Outra forma de evitar gastos desnecessários com o 3G é esperar até estar em um lugar com conexão Wi-Fi para assistir a vídeos ou postar fotos em redes sociais.
Para auxiliar na economia, uma opção é utilizar softwares de controle. Na internet existem diversas opções de programas para isso. Eles funcionam medindo a quantidade de dados enviados e recebidos pela conexão 3G. No aplicativo, basta o consumidor inserir as informações de vencimento da franquia e o tamanho do plano (200 Mb, 1Gb, 2Gb, por exemplo). O software calcula o percentual de dados que já foi consumido no mês e emite avisos de alerta quando estiver próximo de estourar o limite do pacote.