Alimentação
em Pauta

guia para profissionais de comunicação

Este Guia foi elaborado pelo Idec para orientar a cobertura jornalística do tema por caminhos que coloquem as questões coletivas em evidência, em oposição a uma concepção individualista sobre a responsabilidade pela alimentação.

O Guia traz discussões sobre temas como alimentação saudável, transição nutricional e epidemiológica, obesidade, doenças crônicas não transmissíveis ligadas à alimentação, amamentação, agricultura, agrotóxicos, organismos geneticamente modificados, agroecologia e indústria alimentícia, sempre de uma perspectiva coletiva.

Você pode acessar também a versão em pdf.

Alimentação é um tema geralmente reconhecido como da esfera privada e cotidiana. As decisões, práticas e tradições relacionadas à comida costumam ser tratadas pela sociedade, e como consequência pela imprensa, como questões individuais.

Esse tema, no entanto, tem amplas implicações na esfera pública. Produção e consumo de alimentos têm influência na saúde, meio ambiente, relações sociais, prioridades de pesquisa e condutas médicas, entre diversos outros aspectos.

Portanto, o objetivo deste guia – também disponível em versão digital em alimentacaoempauta.org.br – é orientar a cobertura jornalística do tema da alimentação por caminhos que coloquem as questões coletivas em evidência, em oposição a uma concepção que coloca apenas sobre os ombros dos indivíduos a responsabilidade por sua alimentação.

Aqui, vamos trazer a discussão sobre o que é alimentação saudável e apresentar a Classificação NOVA, que diferencia os alimentos de acordo com seu grau de processamento (capítulo 1). Também apresentaremos o cenário histórico da alimentação dos brasileiros, que mostra um processo de transição nutricional, bem como as principais pesquisas a respeito do tema (capítulo 2). Além disso, queremos que você compreenda a relação entre alimentação e saúde, o processo de transição epidemiológica brasileiro e o conceito e impactos da Sindemia Global de Obesidade, Desnutrição e Mudanças Climáticas, ligada ao cultivo massivo de commodities (capítulo 3). Temos um capítulo inteiro dedicado à alimentação infantil, com ênfase na amamentação e nos malefícios da publicidade voltada para crianças (capítulo 4). E outro que assume o desafio de discutir a pauta da obesidade com foco em políticas públicas (capítulo 5).

Por fim, vamos tratar temas sobre a produção de alimentos, debatendo sobre as formas de agricultura e seus efeitos na saúde e no meio ambiente (capítulo 6), e sobre a influência da indústria alimentícia no cenário, com a introdução dos produtos ultraprocessados no cotidiano das pessoas em todo o mundo (capítulo 7).

Em todos os capítulos, são apresentadas as políticas públicas mais importantes relacionadas ao tema, além de exemplos de matérias para debate, com sugestões para a ampliação da abordagem jornalística.

A discussão social a respeito do tema é cada vez mais necessária e urgente. A imprensa tem o papel fundamental de pautar esse debate entre as pessoas, de forma responsável e baseada nas mais recentes evidências científicas. Esperamos contribuir para esse objetivo.

Boa leitura!