Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tem Veneno nesse Pacote



No Idec, discutimos há anos os malefícios trazidos pelo consumo de produtos ultraprocessados, os problemas da contaminação de alimentos com agrotóxicos e a ausência de medidas eficazes para a proteção da saúde dos consumidores. Agora, em uma pesquisa inédita no país, descobrimos que diversos ultraprocessados consumidos pelos brasileiros também contêm agrotóxicos.

Baixe a cartilha ao lado e confira todos os resultados.

Baixe a cartilha abaixo e confira todos os resultados.

Essa descoberta reforça a necessidade de mudanças em nosso sistema alimentar, em que o modelo agrícola predominante é baseado na monocultura. Esse tipo de produção visa a atender a grande demanda por commodities, como soja, milho, trigo e açúcar, e faz um uso intensivo de agrotóxicos, tornando-se insustentável dos pontos de vista social, ecológico e sanitário. Outro aspecto relevante é como esse sistema proporciona maior disponibilidade e acessibilidade a ultraprocessados. Não é por acaso que esses produtos são promovidos por agressivas estratégias de publicidade que induzem ao seu consumo excessivo.

RESULTADOS EM DESTAQUE:

Faça o cadastro e baixe GRATUITAMENTE a cartilha:

Digite seu nome completo.
Digite um e-mail válido.
Digite um telefone válido.
Desejo receber informações via email e/ou telefone
Ao se inscrever, você estará de acordo com o uso das suas informações pelo Idec. Temos o compromisso com a privacidade e a segurança dos seus dados e não os compartilhamos, vendemos ou divulgamos com terceiros. Para saber mais, conheça nossa Política de Privacidade.
Baixar agora

Sucesso!

O link para acessar o material foi enviado para seu e-mail.

Caso não tenha recebido, verifique em outras caixas como promoções, atualizações, spam, lixo eletrônico ou procure pelo remetente naoresponder@idec.org.br

Você já pode acessar:
Cartilha | Tem Veneno Nesse Pacote
ACESSE AQUI
ACHOU ESSE CONTEÚDO IMPORTANTE?
Nos ajude a continuar esse trabalho

RESULTADOS EM DESTAQUE:


O estudo expõe informações cruciais para a luta por melhores políticas públicas e reforça ainda mais alguns motivos para que os consumidores sigam as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e tenham uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados, priorizando os alimentos orgânicos e de base agroecológica.

O uso de agrotóxicos e o consumo de ultraprocessados não estão apenas relacionados a sérios problemas de saúde pública, mas também à deterioração da saúde do nosso planeta, em um momento em que não podemos aceitar correr riscos.

O QUE VOCÊ ENCONTRA NA CARTILHA

Como a pesquisa foi realizada

 

Resultados da análise de 27 produtos ultraprocessados

 

Dados sobre o consumo de agrotóxico no Brasil e sua relação sobre o modelo de agronegócio em vigor no país

Riscos do consumo de agrotóxicos para a saúde pública, meio ambiente e direitos humanos/justiça social

 

O que é a sindemia global: como a indústria alimentícia e o agronegócio colaboram para o aprofundamento de epidemias

 

O que estamos cobrando das autoridades para combater esse problema

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das últimas notícias sobre o uso de agrotóxicos pela indústria e como isso afeta a sua vida.