Edital de contratação Gerência de Comunicação
O Idec tem trabalhado para ampliar a diversidade, inclusão e pluralidade em sua equipe, priorizando a candidatura de pessoas negras, mulheres, indígenas, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, entre outros grupos minorizados. Por isso, esta vaga é EXCLUSIVAMENTE para candidatura de pessoas negras.
Na sua candidatura, indique se você se considera beneficiário(a) dessa política. Caso você precise de algum recurso ou adaptação para participar do processo seletivo, por favor nos informe expressamente em sua candidatura.
SOBRE O IDEC
O Idec é uma associação de consumidores e uma organização não governamental, sem fins lucrativos, totalmente independente de governos, partidos políticos e empresas privadas. Há 37 anos o Idec se dedica a defender e representar as pessoas como consumidoras de produtos e serviços, e traz em sua trajetória muitas lutas e vitórias na defesa dos direitos do consumidor, sendo inclusive um dos protagonistas da criação do Código de Defesa do Consumidor.
O Idec é conhecido pelas ações judiciais coletivas contra grandes empresas, defendendo os direitos das pessoas consumidoras. Sua atuação perante os tribunais superiores é reconhecida como uma das mais relevantes para a conquista de direitos coletivos no Brasil. É também a organização de consumidores mais presente nas maiores discussões do país sobre projetos de lei ou políticas públicas que afetam seus interesses.
Realizamos muitas atividades de advocacy e incidência política nos poderes legislativos federal e locais, e somos o principal representante dos consumidores perante as autoridades públicas, nos processos regulatórios e de participação social em políticas públicas. Para isso, estamos sempre produzindo estudos e conteúdos tanto para usar na defesa e representação das pessoas consumidoras como também para orientar a população em geral. Nossa principal missão é engajar as pessoas enquanto consumidoras que se importam pela luta coletiva por direitos.
SOBRE A ÁREA DE COMUNICAÇÃO
Todos os resultados e impactos do Idec na defesa e promoção de direitos somente são possíveis por meio de uma estratégica e articulada comunicação e difusão das nossas causas. A comunicação do Idec é a ponte que conecta pessoas consumidoras com seus direitos, engajando e convidando-as para a ação concreta e para as mudanças que a sociedade de consumo precisa enfrentar. Este propósito deve estar presente em todas as ações da organização, na forma de:
- Atuação no desenvolvimento de uma consciência crítica nas pessoas consumidoras;
- Transformação das pessoas como ente passivo nas relações de consumo para protagonistas ativos, responsáveis e críticos;
- Luta por equidade e justiça social, com um mercado ético e com proteção ao meio ambiente;
- Defesa do ato do consumo como um ato responsável perante o meio ambiente e com a ética da sociedade.
- Atuação de forma a fazer com que as pessoas se sintam representadas,
- Atuação em busca da justiça,
- Promoção dos direitos das pessoas consumidoras, mediante a ação da comunidade organizada, para permitir a melhoria nos níveis de qualidade de vida, promovendo justiça e equidade, com foco cada vez maior na inclusão e na diversidade.
MISSÃO E OBJETIVO ESTRATÉGICO DO PROFISSIONAL
Buscamos profissional que tenha expertise e experiência em gerenciar as atividades de planejamento, desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação institucional e das causas temáticas do Idec, com o objetivo de fortalecer a imagem do Instituto, ampliar o alcance de suas ações e garantir o engajamento da sociedade nas pautas de defesa do consumidor, assegurando que as mensagens institucionais e campanhas de advocacy sejam transmitidas de maneira eficaz para os diferentes públicos e canais; valorizando inclusive trajetórias diversas e experiências que contribuam para uma comunicação plural, acessível, representativa e inclusiva.
DADOS DO EDITAL
Data do edital: 05/11/2025
Prazo para candidatura: 19/11/2025
Como se candidatar: Encaminhe o seu currículo, carta de apresentação, autodeclaração e expectativa salarial para vagas@idec.org.br, citando no assunto “Processo Seletivo: Gerência de Comunicação – 2025”.
É importante que em sua carta de apresentação conste trajetória profissional, acadêmica e política; motivações para participação do processo seletivo; e breve argumentação sobre suas competências para ocupação desta posição.
Importante: as candidaturas que não enviarem as informações solicitadas (currículo, carta de apresentação, autodeclaração e pretensão salarial) serão eliminadas deste processo seletivo.
SOBRE A VAGA
Função: Gerente de Comunicação
Área: Comunicação
Horário de trabalho: segunda à sexta-feira, das 9h às 18h/40 horas semanais.
Regime: CLT - O trabalho ocorrerá em regime híbrido com demandas de reuniões presenciais e disponibilidade para viagens.
Local de trabalho: Nossa sede está localizada em São Paulo (capital), mas candidaturas de outras regiões e estados serão consideradas, não sendo este um critério eliminatório.
Salário: Compatível ao mercado.
Benefícios: Vale Transporte, Vale Alimentação/Refeição, Auxílio Creche, Auxílio dependentes PCD, ajuda de custo home office, incentivo acadêmico em horas, Day Off de Aniversário, recesso de fim de ano, Cartão Sesc e Gympass (Wellhub).
REQUISITOS
- Ensino Superior Completo, preferencialmente em Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e Propaganda, Gestão de Marketing ou áreas correlatas;
- Inglês avançado, ou em condições necessárias para a interação com financiadores internacionais, leitura e elaboração de relatórios e participação em reuniões realizadas neste idioma;
- Sólida experiência na área de comunicação e cargos de gestão;
- Conhecimento avançado em comunicação institucional, assessoria de imprensa, campanhas de advocacy e mobilização social;
- Conhecimento avançado em comunicação de causas sociais, preferencialmente relacionadas a direitos do consumidor e políticas públicas;
- Conhecimento sólido de ferramentas de comunicação digital, SEO, redes sociais e análise de métricas e indicadores de desempenho;
- Conhecimento avançado em gestão de crises e relacionamento com a imprensa;
- Conhecimento sólido das funções gerenciais de planejamento, orientação para resultados, organização, direção e controle;
- Experiência com liderança, gestão de equipes múltiplas e gerenciamento de conflitos;
- Experiência com negociação, visão estratégica e gestão do tempo;
- Experiência com relacionamento interpessoal e gestão de múltiplos stakeholders;
- Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
SERÁ CONSIDERADO UM DIFERENCIAL
- Desejável pós-graduação em Comunicação Corporativa, Comunicação Digital, Comunicação Institucional ou áreas afins;
- Mestrado e/ou Doutorado;
- Experiência no Terceiro Setor e/ou governo;
- Capacidade de comunicação espanhol.
ATRIBUIÇÕES
- Formular, articular e definir, em conjunto com o Diretor Executivo, as políticas e diretrizes relacionadas às estratégias de comunicação, garantindo alinhamento com as diretrizes institucionais e os objetivos estratégicos estabelecidos;
- Estabelecer os objetivos, metas, estratégias, indicadores de desempenho e os planos e programas a serem desenvolvidos e submeter à aprovação do Diretor Executivo, e executar as respectivas ações planejadas em conjunto com sua equipe liderada;
- Exercer a administração geral da Gerência de Comunicação, coordenando, acompanhando, controlando e dando suporte a equipe, de modo a assegurar que as atividades sejam realizadas de acordo com as diretrizes estabelecidas;
- Elaborar, implementar e gerenciar o planejamento estratégico de comunicação institucional e temática, assegurando sua coerência com a missão, visão e objetivos estratégicos do Idec, a fim de assegurar que as ações de comunicação fortaleçam a identidade da organização, ampliem seu impacto e engajem seus diferentes públicos, com destaque para as causas e ações inclusivas e socialmente diversas;
- Efetuar a gestão da comunicação das causas temáticas, desenvolvendo e implementando, em conjunto com as demais áreas envolvidas, estratégias de comunicação direcionadas para ampliar a visibilidade e o impacto das principais frentes de atuação do IDEC, garantindo que a narrativa e as ações de comunicação fortaleçam o engajamento da sociedade, influenciam políticas públicas e reforcem a autoridade do Idec como referência na defesa dos direitos de consumidores;
- Desenvolver e implementar estratégias de comunicação orientadas para a geração de leads, por meio de campanhas digitais, conteúdos engajadores e ações de mobilização, em estreita colaboração com a área de Marketing, para subsidiar a conversão de leads em associados e fortalecer a base de sustentação do IDEC;
- Gerenciar as atividades de assessoria de imprensa, incluindo a elaboração de releases, notas e posicionamentos, a organização de entrevistas e o atendimento a demandas da mídia, bem como assessorar porta-vozes e coordenar iniciativas estratégicas para fortalecer o relacionamento com veículos de comunicação, ampliando a visibilidade do IDEC e garantindo a difusão qualificada de suas pautas e posicionamentos;
- Gerenciar, em colaboração com as demais áreas envolvidas, a produção e gestão de conteúdo, incluindo artigos, site, relatórios, campanhas de mobilização, newsletters, materiais educativos e redes sociais, garantido a qualidade, coerência, alinhamento estratégico da produção e acessibilidade para os diferentes públicos do IDEC;
- Desenvolver e implementar estratégias de comunicação digital para ampliar a presença e a visibilidade do Idec nas redes sociais, no site e em outras plataformas, assegurando que as mensagens do Idec alcancem seus públicos de forma eficaz e alinhada aos seus objetivos institucionais;
- Apoiar e coordenar campanhas de incidência política e mobilização social, garantindo que a comunicação desempenhe um papel crucial no fortalecimento das causas defendidas pelo Idec e assegurar que as estratégias de comunicação influenciem efetivamente os tomadores de decisão e engajem a sociedade, promovendo ações que contribuam para mudanças significativas nas políticas públicas e na defesa dos direitos dos consumidores;
- Atuar, em conjunto com as demais unidades do Idec, na gestão de crises e monitoramento de riscos relacionados à imagem e reputação do Idec, envolvendo o desenvolvimento e implementação de planos de contingência, adoção de medidas corretivas e preventivas para mitigar impactos e proteger a integridade da organização, bem como assegurar uma resposta rápida e alinhada com os valores e objetivos institucionais;
- Representar o Idec em eventos, fóruns e reuniões estratégicas, promovendo sua missão e fortalecendo sua presença no cenário institucional e social;
- Estabelecer e cultivar parcerias com organizações da sociedade civil, entidades governamentais e outros stakeholders, visando ampliar o impacto das causas defendidas pelo Idec e promover colaborações que potencializem suas ações e objetivos;
- Acompanhar métricas e indicadores de desempenho das atividades de comunicação, avaliando a eficácia das estratégias e o impacto das ações e propor ajustes e melhorias nas abordagens, garantindo a otimização dos resultados e a maximização do alcance e da relevância das iniciativas;
- Colaborar e contribuir por meio de suas atividades gerenciais para que o IDEC se transforme em uma organização mais inclusiva e com maior diversidade social e racial, tanto no seu fortalecimento interno como, nas causas que representa e, por consequência, na sua cultura e identidade institucional;
- Atender e realizar outras atividades profissionais correlatas e inerentes ao cargo, conforme orientação e solicitação do superior imediato.
ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
- Análise curricular;
- Entrevista técnica;
- Testes;
- Finalização do processo seletivo: previsão para 1ª semana de dezembro/2025;
- Previsão de início das atividades: 1ª quinzena de dezembro/2025.
Candidaturas enviadas após o prazo estipulado neste edital e/ou com documentação incompleta não serão consideradas. Todos os candidatos(as) permanecerão em nosso banco de talentos por 1(um) ano, contados a partir da data do envio do currículo.

