Você quer ter informações mais claras sobre os alimentos que consome? A hora de agir é agora!
Atualmente 55,7% da população está com excesso de peso e o padrão alimentar dos brasileiros só piorou nos últimos anos devido ao consumo excessivo de produtos ultraprocessados. Para completar, a rotulagem nutricional nas embalagens é incompleta, confusa e, muitas vezes, enganosa.
A Anvisa está propondo a inclusão de um modelo em formato de lupa na parte da frente dos rótulos dos alimentos. Mas, segundo pesquisa realizada por nossos especialistas em parceria com o Instituto Datafolha, os triângulos são mais eficazes para a compreensão dos consumidores em comparação ao modelo da lupa e precisamos de você para alcançar essa vitória.
MAS QUAIS SÃO AS PROPOSTAS?
E COMO ESTAMOS FAZENDO ISSO?
Nossas estratégias consideram o impacto coletivo e individual de nossas ações e seu apoio pode ajudar a fortalecer nossa luta pelos direitos do consumidores.
Produzimos conteúdos em diversos formatos, realizamos pesquisas sobre produtos e serviços e oferecemos informações e materiais para você se engajar nessa luta.
Recebemos e pautamos as demandas da sociedade e reagimos juridicamente às ameaças e retrocessos nas relações de consumo, atuação com impacto coletivo e individual.
Representamos e propomos soluções para garantir os direitos dos consumidores frente ao poder público em nível legislativo, executivo e judiciário.
Atuamos estrategicamente em parceria com outros atores da sociedade civil para aumentar o impacto de nossas ações e fortalecer a causa dos consumidores no Brasil.
Quem somos?
Somos uma organização civil sem fins lucrativos e independente: não aceitamos dinheiro de empresas, partidos ou governos. Há 30 anos defendemos os consumidores dos interesses de empresas e governos, lutando por políticas públicas que protejam consumidores junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário.
O que fazemos?
O Idec é responsável por significativos avanços e conquistas por relações de consumo mais justas e éticas, que só foram possíveis com o apoio de cidadãos associados e fundos internacionais independentes. A ONG participou ativamente da construção de centenas de políticas públicas, inclusive o Código de Defesa do Consumidor, e luta para que esses direitos sejam respeitados. Além de estimularmos a cidadania ao conscientizar a população com campanhas educativas, orientamos associados para a solução de problemas individuais, para quem mantemos canais exclusivos, como a Revista do Idec, o Idec Orienta e o orientações personalizadas.
Por que seu apoio é importante?
Não aceitamos dinheiro de empresas ou governos. Somos uma organização da sociedade civil independente e sem fins lucrativos. Precisamos da ajuda de pessoas como você, para manter a nossa independência e defender os cidadãos dos abusos dos governos e empresas.
O que fazemos com seu dinheiro?
Quem apoia o Idec, seja por associação ou doação, contribui diretamente para que a organização participe de audiências públicas, realize pesquisas, crie oportunidades para influenciar políticas públicas no legislativo e executivo, além de ações para preservar os direitos do consumidor no judiciário. Os valores da contribuição também são investidos em produção de conteúdo, como notícias, documentos e materiais educativos, que visam a prevenção e resolução de problemas de consumo.
PRECISAMOS DE VOCÊ PARA AVANÇAR NESSA LUTA!
Nossas ações só tiveram impactos porque representamos milhares de consumidores de todo país interessados em pautar a Alimentação Saudável e Adequada no Brasil na agenda pública. Precisamos de mais pessoas engajadas nessa luta e dispostas a contribuir com nosso trabalho para alcançarmos a vitória na revisão da rotulagem nutricional.
Enviando informações para processamento...
Por favor aguarde e não atualize a página.
Problemas para concluir o processo?
Por favor, entre em contato: (11) 3874-2155 ou queroapoiar@idec.org.br
NOSSAS CAUSAS
Ao apoiar uma organização pioneira na defesa dos direitos de consumo no Brasil você fortalece nossa legitimidade na representação de milhares de consumidores frente ao poder público e contribui para garantir para sustentabilidade financeira de nossas ações. Nosso propósito é a preservação e garantia de direitos a partir de uma atuação que busca alternativas para prevenção e resolução de conflitos de consumo nos seguintes eixos temáticos:
Energia e sustentabilidade
Batalhamos para garantir para o consumidor uma fatura de energia elétrica mais barata.
Saúde
Lutamos para garantir o acesso digno a tratamentos, medicamentos, consultas e outros serviços de saúde.
Serviços financeiros
Atuamos para que os bancos ofereçam serviços de forma mais responsável, sobretudo crédito.
Telecomunicações e direitos digitais
Combatemos as abusividades do telemarketing e lutamos garantir acesso adequado à internet e consolidar os direitos digitais.
Mobilidade urbana
Atuamos para defender direitos dos usuários de transporte e lutamos para organizar melhor os ônibus das cidades.
Alimentação saudável
Trabalhamos para tornar mais fácil o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis.
TRANSPARÊNCIA NOS GASTOS
Em 2017, utilizamos o total R$ 12.046.489,39 para manter nossas atividades. Origem dos recursos:
- 77% fundos internacionais independentes
cedidos para projetos específicos e planejados
- 23% associações e doações
destinados a causas sem patrocínio e ações urgentes