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O Idec, ONG de Defesa do Consumidor, divulgou nesta segunda-feira (16), na sequência do Dia Mundial do Consumidor (15/03), o seu ranking anual de atendimentos de dúvidas de consumo. No topo do levantamento referente a 2019, e pelo oitavo ano consecutivo, ficaram os questionamentos relacionados a Planos de Saúde, com 23,8% dos registros; seguido por Serviços Financeiros (18,5%); Produtos (16,6%) e Telecomunicações, com 14,6%.
Veja abaixo os dados dos últimos três anos:
O principal tema abordado pelos associados do Idec sobre planos de saúde continua sendo reajuste abusivo, predominantemente de planos coletivos, que não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em 2019, o percentual de casos envolvendo reajustes manteve o alto patamar do ano anterior e correspondeu a 50,1% - ou seja, a metade dos atendimentos desse segmento.
Excluindo os planos, outros temas relacionados à Saúde que tiveram reclamações em 2019 foram medicamentos (2,1%), serviços particulares de saúde (2,1%), planos odontológicos (0,8%) e serviços de estética e beleza (0,2%).
Se mantendo em segundo lugar no ranking geral, a categoria de Serviços Financeiros foi responsável por 18,5% dos registros. Dentro do segmento financeiro, os problemas com "cartões de crédito/débito/loja" ficaram na liderança (25,5%), seguido dos problemas com “crédito pessoal” (15%). Dentro desses segmentos de serviços financeiros, o maior número de reclamações se deve a cobrança indevida, problema em renegociação e clonagem/furto/fraude.
Na terceira colocação ficaram as dúvidas e queixas relacionadas a Produtos, com 16,6%*. O maior motivo das dúvidas estava relacionado a problemas com produtos eletroeletrônicos, veículos, e itens de telefonia e informática.
Na mesma posição do ano passado ficaram as dúvidas e queixas sobre o setor de telecomunicações, com 14,6%. Problemas com combos de serviços (27%), telefonia fixa (19%) e telefonia móvel pós-paga (18%) foram os temas mais questionados.
Desde que registrou um forte aumento no número de atendimentos em 2017 (7,2%), os atendimentos sobre Água, Energia Elétrica e Gás passaram a ser contabilizados em um grupo separado. Em 2018 a participação desta categoria caiu para 4,1%, mas no ano passado voltou a crescer e atingiu 5,5% das reclamações dos associados do Idec, com a maioria relacionada a queixas sobre cobranças indevidas (84,7%).
* Errata: Diferentemente ao publicado originalmente, o número relacionado às reclamações de Produtos foi de 16,6% e não 10%.