Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Pesquisa do Idec aponta que paulistano está insatisfeito com limpeza e manutenção dos ônibus

MoveCidade é aplicativo inédito de avaliação de transporte público

Separador

Atualizado: 

18/09/2017

Na semana da Mobilidade, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresenta os resultados para o modal ônibus da cidade de São Paulo, avaliados pelo aplicativo MoveCidade, que em dez meses recebeu 1700 análises de usuários, das quais 972 do serviço de ônibus municipal.

A utilização do aplicativo MoveCidade permite avaliar questões importantes do sistema de transporte: pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação para ônibus. O aplicativo também avalia as condições do metrô, trens e ciclovias, permitindo que todos os modais de transporte urbano sejam conferidos.

Pelo aplicativo, numa escala de 1 a 5 estrelas, os usuários deram média 2,95 pelo serviço de ônibus na cidade de S.Paulo. A maior reclamação é a má qualidade da limpeza e manutenção dos ônibus. O conforto com a lotação, a fluidez no trânsito e a segurança têm notas mais altas.

"A limpeza e manutenção como quesitos mais mal avaliados chamam a atenção porque entre as reclamações recebidas pela SPTrans, o ítem mais criticado é o comportamento do motorista, o que se deve provavelmente pelo costume com a má qualidade desde quesito, que só é notado quando os usuários são convidados a avaliar a qualidade deste quesito em específico”, explica Rafael Calábria, pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec e responsável pela pesquisa do Aplicativo MoveCidade.

Com os dados dessa pesquisa, o Idec apresentou os números para a SPTrans para que possam ser tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço. “Esses parâmetros, ajudam até na formatação da licitação, que pode aperfeiçoar a regulamentação desses itens com as empresas operadoras. Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, conclui Rafael Calábria, do Idec.

O appMoveCidade pode ser baixado para sistemas Android e IOS e será lançado no Rio de Janeiro (26 de setembro) e Belo Horizonte (28 de setembro). O aplicativo MoveCidade foi criado pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Experimentação Digital (LED).