Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Merendaço no Grande Bom Jardim une escolas, cozinhas comunitárias e famílias por uma alimentação saudável

Evento promove diálogo sobre alimentação escolar e distribui comida de verdade feita por cozinhas comunitárias para cerca de 400 estudantes e comunidade escolar

Separador

Atualizado: 

09/09/2025

No coração do Grande Bom Jardim (GBJ), território periférico e pulsante de Fortaleza, a alimentação escolar vai se tornar o centro de um grande encontro de afeto, mobilização e luta por direitos. No dia 10 de setembro, das 15h às 17h, o Projeto ABC será palco do Merendaço CE, uma ação coletiva que reúne escolas, cozinhas comunitárias, estudantes, famílias e instituições para colocar a alimentação saudável no centro da pauta pública.

Mais do que um evento, o Merendaço é um gesto de resistência e cuidado. Em uma região marcada por desigualdades históricas, onde 70% da população é negra e o acesso a uma alimentação adequada e saudável é um desafio cotidiano, o ato simboliza a força das redes locais e a importância de proteger a escola como espaço de formação de hábitos, aprendizado e futuro.

O que vai acontecer?

  • Roda de conversa com estudantes, merendeiras, mães, agricultores familiares, gestores e representantes de conselhos estaduais e organizações como CONSEA, SEDUC, SPS, IDEC e Unicef.
  • Distribuição de comida de verdade  para 400 pessoas, preparadas por cozinhas comunitárias do território: São Miguel, Ana Facó, Palmares e bolsistas da Escola de Gastronomia Social do Grande Bom Jardim.
  • Cardápio especial com receitas que unem afeto, identidade regional e alimentação saudável, incluindo tapioca com queijo coalho, chocolate com cacau 100%, salada de frutas com mel, bolo de macaxeira com coco, vitaminas naturais e muito mais.

Por que isso importa?

O Merendaço nasce para defender o direito à alimentação saudável nas escolas, além de sensibilizar gestores, famílias e a sociedade para a importância de políticas públicas que protejam a criança e o adolescente da exposição aos produtos ultraprocessados ao regular quais alimentos são ofertados e comercializados nas escolas.

O evento também valoriza a agricultura familiar e a produção local de alimentos, fortalecendo economias comunitárias e conectando saberes populares, ciência e políticas públicas.

Quem está articulando?

O Merendaço CE integra um conjunto de ações de advocacy promovidas pelo Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC) e pelo UNICEF, em parceria com coletivos, cozinhas comunitárias e organizações do Grande Bom Jardim. Essas iniciativas fortalecem a mobilização social em defesa da aprovação do Projeto de Lei nº 131/2023, de autoria do deputado Renato Roseno, que propõe a proibição da oferta e venda de ultraprocessados em escolas públicas e particulares do Ceará. A proposta já recebeu pareceres favoráveis do CONSEA Ceará e conta com apoio técnico do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), além de apoio formal da Secretaria de Saúde do Estado.

Durante o Merendaço e a audiência pública, Giorgia Russo, especialista do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, estará presente e disponível para entrevistas, esclarecimentos e fornecimento de informações sobre as ações.

Serviços

  • O quê: Merendaço Comer Bem na Escola Ceará
  • Onde:  Projeto ABC — Rua 3 Corações, 762, Parque Santana, Fortaleza – CE
  • Quando: 10 de setembro, das 15h às 17h
     
  • O quê: Audiência pública: “O direito humano à alimentação e a realização da Cúpula Global da Alimentação Escolar”
  • Onde:  ALECE (Assembleia Legislativa do Ceará)
  • Quando: 11 de setembro, a partir das 14h