Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec lança aplicativo de avaliação do transporte público e ciclofaixas cariocas

MoveCidade avalia serviços do transporte público

Separador

Atualizado: 

25/09/2017

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança no Rio de Janeiro, dia 26 de setembro, o aplicativo MoveCidade, que permite avaliar questões importantes do sistema de transporte: pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação para ônibus, metrôs, trens e ciclofaixas, assim como para as rotas que o cidadão utiliza.

O app MoveCidade pode ser baixado para sistemas Android e IOS. “As notas enviadas vão gerar relatórios que serão compartilhados com o poder público, que pode aprofundar a regulamentação desses itens com as empresas operadoras para obter melhor qualidade do serviço para o cidadão. Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, informa Rafael Calábria, do Idec.

O lançamento acontece em três mobilizações: Central do Brasil (7h/11h), Largo da Carioca (13h/16h) e Ciclovia Pinheiro Machado/Laranjeiras (17h/20h) com dinâmica de avaliação in loco do transporte, distribuição de adesivos e copos de água para ciclistas.

O app MoveCidade pode ser baixado para sistemas Android e IOS.

Em São Paulo, o aplicativo está em operação há dez meses e os primeiros resultados da avaliação de ônibus, já estão sendo compartilhados com as autoridades municipais. “No caso de S.Paulo, os dados do Aplicativo mostram que a conduta do motorista e a má qualidade de limpeza e manutenção dos ônibus são os quesitos mais mal avaliados pelos usuários”, explica Calabria.

O aplicativo MoveCidade foi criado pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Experimentação Digital (LED).