Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec critica proposta de concessão de terminais de ônibus em SP

Instituto sugeriu melhorias em relação à proposta e criticou a falta de detalhamento para a concessão à iniciativa privada

Separador

Atualizado: 

26/07/2017

Na segunda-feira (24), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou documento com contribuições para a Consulta Pública sobre os PIUs (Projetos de Intervenção Urbana) dos terminais municipais de ônibus Capelinha, Campo Limpo e Princesa Isabel. O Idec, junto com  outras organizações da sociedade civil, como o Instituto de Arquitetos do Brasil, sugeriram melhorias em relação à proposta e criticaram a falta de detalhamento para a concessão à iniciativa privada.  

Para o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria, “não foi o explicado o que se pretende mudar na operação dos terminais, e em seus entornos, deixando a possibilidade do concessionário investir, mas sem detalhar as melhorias públicas esperadas”. 

As entidades ainda ressaltam que não foram apresentadas as melhorias que serão implantadas para o atendimento ao usuário de transporte público. O texto apresenta apenas uma análise urbanística atual dos locais, e lista pequenos melhoramentos pontuais, como calçadas, por exemplo, sem explicar o alcance da competência do concessionário.  

“A proposta não menciona quais serão as vantagens para a sociedade, em especial os usuários de ônibus, que justificariam o projeto. Com base em legislações como a Política Nacional de Mobilidade Urbana, nós sugerimos a implantação de mapa dos itinerários das linhas, travessias elevadas, bicicletários, entre outros pontos”, complementa Calabria.

O Idec irá aguardar as próximas fases da consulta pública, ainda sem data prevista, para dar continuidade à discussão. Além disso, o Instituto pretende se reunir com a Secretaria para debater sobre as sugestões apresentadas pelas organizações no documento.