Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec contribui em consulta pública de concessão de terminais em São Paulo e mantém críticas

Pontos falhos apresentados em outras etapas do debate permanecem no edital que irá definir as obrigações das empresas que vão administrar os terminais de ônibus da capital

Separador

Atualizado: 

18/07/2018

O Idec apresentou, nesta segunda-feira (16), suas contribuições durante a segunda fase da consulta pública que trata da concessão para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais de ônibus em São Paulo. Mais uma vez, o Instituto apontou falhas e sugeriu melhorias em trechos do edital que tratam da qualidade de acesso e conforto para os usuários, de regras definidas para o processo de concessão e da fiscalização dos serviços que serão prestados pela concessionária.

“O Idec já havia apontados falhas em outros dois momentos: quando o PL tramitou na Câmara, no ano passado, e na primeira fase de consulta pública, em maio. Mas o que vimos é que o projeto avançou dentro da prefeitura, mas manteve os problemas apontados anteriormente”, afirma o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria.

Entre os pontos em que não houve avanço destacam-se a ausência de cláusulas para evitar que empresas que tenham conflitos de interesse com a operação administrem os terminais no futuro; o desrespeito a Lei Federal de Concessões (8.987/95) ao não prever a criação de um comitê com representantes dos usuários para fiscalizar a qualidade dos serviços; a indefinição de obrigações sobre qualidade do acesso e conforto dos usuários no terminal; e a falta de garantias de qualidade ambiental do terminal.

O edital de concessão vai definir como as concessionárias vão operar terminais de São Paulo por mais de 30 anos. Para o pesquisador do Idec, é fundamental que o documento garanta de forma ampla todos as obrigações das concessionárias e não deixe a critério das empresas decisões centrais sobre os direitos dos usuários.

A consulta pública foi aberta usando como modelo a concessão do terminal de ônibus Princesa Isabel, no centro da capital paulista. O edital final tem previsão de publicação para o segundo semestre.