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O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) acaba de lançar uma nova campanha para instigar as pessoas consumidoras a refletirem sobre a relação entre a produção de carne e eventos climáticos extremos que se tornaram recorrentes nos últimos anos, como enchentes, secas e ondas de calor. Com o conceito "Ninguém te conta, mas você sente", a campanha evidencia a falta de informação sobre essa cadeia produtiva, que pode estar diretamente agravando a crise climática quando utiliza, por exemplo, gado criado em áreas desmatadas, por exemplo.
Em defesa do direito à informação, o Idec incentiva as pessoas consumidoras a exigir essas informações para terem liberdade efetiva de fazer escolhas mais conscientes. "Hoje o que existe é um sistema de rastreamento muito mais focado na questão sanitária, e ainda assim, não é obrigatório. O que nós precisamos é que, não só do ponto de vista da garantia de qualidade, a carne produzida também precisa ser sustentável", afirma a coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto, Laís Amaral.
Atualmente, o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV) não tem exigência sobre a origem dos animais no que se refere à sustentabilidade ambiental, e sim para a identificação individual dos animais para contabilizar o tamanho do rebanho. Ainda assim, o SISBOV reúne apenas 1% dos criadores.
“E por que fazer essa campanha agora? O governo tem se aberto à ideia da criação de um Plano Nacional de Rastreabilidade da Carne, e o Idec entende que é preciso que esse sistema agregue dados sanitários e de impacto ambiental”, completa Amaral.
A campanha “Ninguém te conta, mas você sente” é composta por peças digitais que provocam as pessoas consumidoras a pensar sobre a origem da carne e as direciona para um website com mais informações sobre seus impactos ambientais. Além de peças estáticas, serão veiculados, no Meta e TikTok, vídeos informativos para aproximar o debate às situações do dia a dia, como a hora da preparação do prato com carne. A comunicação conta ainda com veiculações em websites e mídia programática.
A agência Moringa Digital foi responsável pela criação da campanha e do website https://deondevemacarne.org.br
Em 2023, o Idec realizou uma pesquisa que mostrou o desejo das pessoas consumidoras de ter conhecimento sobre a cadeia produtiva da carne. Do total de mil pessoas ouvidas em âmbito nacional, 85% informaram que procuram informações sobre a origem da carne que adquirem, porém sentem falta de fontes confiáveis sobre esses alimentos.