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Com pandemia, serviços financeiros assumem liderança do ranking do Idec

Em 2020, problemas com instituições financeiras foram as mais demandadas no Idec, ultrapassando as operadoras de planos de saúde que estavam no topo do ranking de atendimentos desde 2012

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Atualizado: 

12/03/2021

O Idec, ONG de Defesa do Consumidor, divulgou nesta sexta-feira, em prévia do Dia Mundial do Consumidor, comemorado na próxima segunda-feira (15), o seu ranking anual de atendimentos de dúvidas de consumo. No topo do levantamento referente ao ano de 2020, uma novidade: após oito anos na liderança, as reclamações contra planos de saúde foram ultrapassadas pelos problemas relacionados ao sistema financeiro.

Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus – que levou praticamente o mundo todo a uma crise sanitária e econômica sem precedentes - as queixas sobre Serviços Financeiros atingiram 22,6% das reclamações, seguido por Saúde (20,9%), Demais Serviços (12,9%), Produtos (11,8%) e Telecomunicações (9,1%). Como comparação, em 2019 Saúde tinha 23,8% dos registros; seguido por Serviços Financeiros (18,5%); Produtos 16,6% e Telecomunicações, com 14,6%.

O principal problema de consumo envolvendo bancos foi “dificuldade para renegociar ou parcelar dívidas” (14,4%). Em seguida vieram “falta de informação” e “cálculo de juros ou saldo devedor de cartões de crédito”, com 8,6% cada. “Desde 2018, ano em que lançamos o documentário No caminho do superendividamento, temos notado o crescimento das demandas relacionadas a superendividamento. Além disso, temos os efeitos da pandemia, que impactou drasticamente o orçamento das famílias brasileiras”, justifica Igor Marchetti, advogado do Idec e responsável pelo levantamento.

Ione Amorim, economista do Idec, lembra que no começo da pandemia o setor bancário foi rapidamente atendido pelo Banco Central com R$ 1,3 trilhão para socorrer empresas e cidadãos, mas demorou para agir e não foi transparente em relação às regras para renegociação de dívidas. “Muitos consumidores ficaram à deriva, expostos a acordos pouco claros e a regras abusivas e sem transparência dos bancos, acentuando o quadro do superendividamento. Enquanto isso, os bancos priorizavam novas concessões de crédito, sem revisão de juros e com aumento de tarifas. Os mais vulneráveis ficaram à mercê de estelionatários e, assim, o número de fraudes explodiu, sinalizando a necessidade de fortalecer os mecanismos de segurança”, declara Amorim.

Na segunda colocação do ranking, o tema de Saúde segue predominantemente sendo ocupado pelas questões contra planos de saúde. Dentro deste item, o somatório dos problemas com “reajuste anual e por faixa etária” totaliza 33% das demandas de saúde, seguido por “negativa de cobertura”, com 13,44%, que ficou à frente de “falta de informação”, com 9,69%.

Na terceira colocação ficaram as dúvidas e queixas relacionadas a outros tipos de serviços, com 12,1% dos atendimentos. Os assuntos mais demandados foram “dificuldade para cancelar serviços”, com 19,35% dos casos, seguido por “má prestação de serviço” e “descumprimento de oferta”, que juntos totalizam mais de 10% dos casos.

Na quarta colocação ficaram as dúvidas e queixas relacionadas a Produtos, com 11,8%, e em quinto ficaram as dúvidas e queixas sobre o setor de telecomunicações, com 9,1%. O ranking anual do Idec é divulgado sempre próximo ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado na próxima semana. Na segunda-feira (15), o Idec divulgará mais uma pesquisa sobre o perfil dos consumidores brasileiros.