Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Aviso de pauta: Seminário debate tratamento do superendividamento no Brasil

Realizado pelo Idec, evento terá lançamento de documentário inédito e discussão com especialistas do setor

Separador

Atualizado: 

29/03/2018

No Brasil, o endividamento atinge 60% das famílias - quadro que tende a piorar diante de um cenário que combina oferta de crédito com juros altos, publicidade abusiva, ausência de educação financeira e de mecanismos efetivos de combate ao endividamento.

Com objetivo de contribuir com a elaboração de políticas públicas para tratar o superendividamento e fortalecer a educação financeira, o Idec realiza o seminário gratuito “Desafios das Políticas Públicas para o Tratamento do Superendividamento” em parceria com a Faculdade de Direito de SP da Fundação Getulio Vargas (FGV). O evento contará com a participação de representantes do setor bancário, jurídico, acadêmico e de entidades de classe relacionadas à pauta. 

Programação:

Lançamento do documentário "No caminho do superendividamento"

Exibição do documentário inédito com duração de 20 minutos sobre a saga de um consumidor em busca de acordos com bancos. Assista o trailer aqui.

Painel 1 - “Quais as causas e consequências do superendividamento no Brasil?”

Painelistas: André Corrêa (Professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas SP), Ione Amorim (Economista e Líder de Programa Serviços Financeiros do Idec), Ladislau Dowbor (Professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica), Ricardo Gelbaum (Presidente da Associação Brasileira de Bancos) e Valdemir Lima (Ouvidor da Santander e Comissão de Ouvidoria da Federação Brasileira dos Bancos).

Painel 2 - “Quais as Soluções para o Superendividamento no Brasil?”

Painelistas: Amaury Oliva (Diretor de Autorregulação da Federação Brasileira dos Bancos), Cássio Cavalli (Professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas), Carlos Eduardo Rodrigues da Cunha Gomes (Chefe do Departamento de Atendimento ao Cidadão do Banco Central), Patrícia Tavares (Coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do RJ) e Roberto Troster (Professor de Economia e Sócio da Troster & Associados).

Mediação por Regina Pitoscia, jornalista especializada em finanças pessoais.

Serviço:

Seminário Desafios das Políticas Públicas para o Tratamento do Superendividamento

Quando: 04/04 - das 13hs às 18hs

Onde: Fundação Getúlio Vargas - Rua Rocha, 233, Bela Vista-SP

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/ZGwCTB