Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

App MoveCidade: lotação e condições dos ônibus têm piores notas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

Com dados do aplicativo usado para avaliar o transporte público nas três capitais, Idec apresenta os resultados às secretarias de transporte municipais

Separador

Atualizado: 

18/05/2018

O Idec apresentou nesta sexta-feira (18) dados de avaliação sobre ônibus municipais nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, gerados a partir do aplicativo MoveCidade. Segundo as mais de 1.800 respostas recebidas pela ferramenta nos últimos seis meses, a lotação e as condições dos ônibus municipais são os itens mais mal avaliados nas três cidades.

No aplicativo, os usuários podem avaliar o transporte coletivo por meio de estrelas para diversos itens, além informar o tempo de espera. Essa avaliação é inserida ao banco de dados geral que agrega todas as respostas. Veja abaixo as notas, de 0 a 10, para os principais itens das três capitais:

Também foram muito criticadas a falta de informação nos pontos e terminais, e de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Outro ponto crítico é o tempo de espera pelos ônibus. Nos três municípios, mais de 70% dos avaliadores indicaram ultrapassar 15 minutos aguardando nos pontos.

Além de divulgar os dados dos seis meses analisados pelo aplicativo, o Instituto enviou os resultados às respectivas secretarias de transporte municipais e estaduais. Veja aqui os documentos enviados às autoridades dos três municípios.

O aplicativo

O MoveCidade permite que usuários de transporte público avaliem pelo celular a qualidade de diversos quesitos dos ônibus, trens, metrôs e estações de bicicleta compartilhada, como limpeza; informações no interior dos veículos, pontos e plataformas; conduta do motorista; lotação; tempo de espera; infraestrutura de acessibilidade, etc.

Entre os diferenciais do App está sua utilidade para a geração de um banco de dados independente, produzido pela sociedade, e de informações consistentes para subsidiar análises qualitativas. Também, estimula o senso crítico dos usuários sobre tudo o que se relaciona à qualidade do transporte público. Além disso, embasa e fortalece as reclamações feitas pela população aos órgão públicos por melhorias no transporte.

O aplicativo MoveCidade foi criado pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Exeprimentação Digital (LED), e está disponível para download gratuito para celulares Android e iOS:

http://movecidade.org.br/blog/baixe-o-app-movecidade/