Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Aliança lança plataforma para pedir compromisso dos candidatos a políticas para a promoção da alimentação adequada e saudável

‘Candidato, o que tem no seu prato?’ é o tema da iniciativa, que contempla 10 itens: entre eles a garantia do direito à água e a alimentação saudável nas escolas

Separador

Atualizado: 

04/09/2018

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, coalizão de diversas organizações da sociedade civil, lançou nesta terça-feira (04) a plataforma eleitoral “Candidato o que tem no seu prato?”, para pedir que candidatos às eleições de 2018 assinem uma carta de compromisso com políticas públicas relacionadas à promoção da alimentação saudável.

Para cobrar os presidenciáveis, o eleitor pode selecionar o seu candidato e enviar um e-mail automaticamente pela plataforma. Já para os candidatos a outros cargos, como governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e distritais, é necessário enviar um e-mail para o candidato e colocar o endereço eleicoes@alimentacaosaudavel.org.br em cópia. O candidato que aderir à plataforma será identificado com um selo no próprio site.

"As eleições são um momento estratégico para apresentar as nossas pautas para todos os candidatos e candidatas que concorrem tanto ao executivo como ao legislativo. 

Nossa ação é supra-partidária. Queremos alcançar todos os candidatos que tenham o compromisso com o direito humano à alimentação adequada e que levem esta bandeira para os seus futuros mandatos", defende Ana Carolina Feldenheimer, que é membro do Comitê Gestor da Aliança e uma das autoras da carta compromisso.

O documento contempla 10 itens, entre eles: Promoção de saberes e práticas da alimentação adequada e saudável; Proteção e apoio à amamentação; Fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia; Efetivação da proibição da publicidade infantil; Restrições à publicidade de alimentos ultraprocessados; Melhorias nos rótulos dos alimentos; Medidas fiscais em prol da alimentação saudável; Alimentação saudável nas escolas; Garantia do direito à água; Monitoramento de práticas que estimulem condutas alimentares nocivas à saúde.

"O Brasil é considerado um exemplo em várias ações e políticas públicas na área da alimentação e da nutrição, mas ainda temos muito o que avançar, principalmente no campo de legislativo e regulatório. Precisamos urgentemente assumir leis e resoluções que já são realidade em outros países como a taxação de bebidas açucaradas e a proibição de venda destas bebidas em escolas além da melhoria das informações nos rótulos dos alimentos ultraprocessados", frisa, ainda, Ana Carolina.

Sobre a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável é uma coalizão composta por organizações da sociedade civil como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a ACT Promoção da Saúde, a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), além de profissionais, associações e movimentos sociais com o objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam com a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada por meio do avanço em políticas públicas para a garantia da segurança alimentar e nutricional e da soberania alimentar no Brasil.