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📢 Desmascaramos a indústria dos ultraprocessados
Saiu nesta semana nosso e-book “10 verdades sobre a comida da mentira”, para pôr em pratos limpos, na mesa dos brasileiros, aquelas estratégias que a indústria dos ultraprocessados tenta a todo custo nos fazer engolir, inventando que seus produtos são nutritivos, saudáveis, e que devem fazer parte do cotidiano alimentar do brasileiro. Não se deixe enganar!
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DIREITOS DO CONSUMIDOR
🌈 É o consumidor quem escolhe a empresa!
A resposta de uma empresa a um pedido de orçamento para convites de casamento viralizou e gerou debates nesta semana. Em prints de conversas divulgados pelos clientes, o estabelecimento se negou a prestar serviço por se tratar de um casal homoafetivo. Reforçamos que quem decide abrir uma empresa não decide quem será seu cliente. Isso não é uma estratégia de marketing, é uma regra prevista em Lei. PEGN
ENERGIA
🔥 Você pode substituir térmicas por energia limpa
Enviamos contribuições a diversos parlamentares sugerindo emendas à Medida Provisória (MP) 1.212/24 do governo federal, que trata de ações que visam redução de tarifas da conta de energia. Cinco emendas foram apresentadas por parlamentares com nossa sugestão de retirada da obrigatoriedade da contratação de térmicas a gás fóssil, prevista na Lei de Privatização da Eletrobrás. Idec
SERVIÇOS FINANCEIROS
👤 Eles guardam seu dinheiro e seu rosto
Uma pesquisa divulgada nesta semana mostrou que sete em cada dez bancos brasileiros (75%) utilizam atualmente a biometria facial na identificação de seus clientes. Entendemos que os bancos precisam permitir que o cliente escolha qual medida de segurança prefere. Isso inclui, portanto, oferecer caminhos menos invasivos do que a biometria. Por mais que seja um mecanismo de segurança, a biometria também tem vulnerabilidades e a pessoa deveria escolher entre outras formas seguras de acesso. Agência Brasil
SAÚDE
🤯 Por que os planos coletivos dão tantos problemas?
Após a viralização de casos de pessoas idosas que tiveram seus planos de saúde cancelados por decisão das empresas depois de décadas de mensalidades pagas, justamente quando mais precisavam, fica a pergunta sobre de quem é a culpa por isso. Esse texto da nossa consultora do programa de saúde, Ana Navarrete, traz algumas respostas para essa pergunta. The conversation
🩺 Unindo forças por mudanças nos planos de saúde
Nesta semana, realizamos um seminário ao lado de órgãos e entidades de defesa do consumidor para debater a urgência de uma regulação dos planos de saúde coletivos. O evento integra uma agenda que tem objetivo de aumentar a proteção dos consumidores desta modalidade de plano e pressionar as autoridades por mudanças que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Folha de S.Paulo
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Uma loja ou empresa se recusou a te fornecer um serviço?
Recusar atendimento às demandas dos consumidores e a venda quando ainda possui estoque do produto ou quando ainda se realiza o serviço é considerado uma prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. E práticas abusivas são proibidas pois ferem direitos básicos das pessoas. Se acontecer com você, questione a empresa e tome providências. Veja uma lista dessas práticas e como reclamar.
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👀 Debate sobre a governança do mundo digital
Dez anos após sediar o primeiro NETmundial, provocado pelo caso de espionagem das agências dos Estados Unidos denunciado por Edward Snowden, o Brasil recebe mais uma edição do encontro. Dedicado a debater os desafios globais para a governança global do mundo digital, o NETmundial+10 acontece nos dias 29 e 30 de abril, em São Paulo. Estaremos lá e os debates serão transmitidos ao vivo, com tradução simultânea. YouTube
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☝ Quando procurar a Justiça para resolver seu caso?
Buscar os nossos direitos é parte do que somos. E às vezes é necessário insistência para resolver um problema com uma empresa, loja ou fornecedor. O reembolso que não foi feito, a negativa de cobertura, o vício de produto ou serviço e outras situações ocorrem e podem chegar a um impasse, e para isso, pode ser necessário entrar com uma ação na justiça. É aí que o JEC, ou Juizado Especial Cível, pode ser o melhor caminho. Saiba como utilizá-lo!
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EU APOIO O IDEC
“Eu apoio o Idec porque nós, consumidores, somos a parte que mais precisa de apoio e proteção. Há momentos no dia a dia que para que sejamos respeitados e fazer nossos direitos serem cumpridos, temos que recorrer aos Órgãos de Proteção e o Idec já faz parte da minha vida há mais de 25 anos.”
ZENILDE FLORIANO
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Você acha importante ter uma organização que defenda seus direitos frente a bancos, empresas e serviços públicos?
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