// de olho na luta
FINANÇAS
💰 Diversidade na propaganda, racismo na prática
De acordo com o Instituto Locomotiva, a população negra representa 80% da intenção de compra no Brasil e movimenta 1,9 trilhão em renda por ano, mas, mesmo assim, é a que tem maior dificuldade de acesso ao crédito - três vezes mais que as demais. Para nós, combater o racismo e a invisibilização nas relações de consumo requer uma revisão profunda dos critérios de avaliação e uma abordagem mais inclusiva por parte das instituições financeiras. É urgente que os bancos promovam práticas que incentivem a diversidade e a igualdade de oportunidades para além das datas efêmeras. Guia dos Bancos Responsáveis
TELECOM
👤 Não gaste seu rostinho lindo com desrespeito
Notificamos a Claro, a Vivo, o Mercado Livre, o Banco BTG e o Itaú por exigirem biometria facial dos clientes na hora de acessar determinados serviços. Esclarecemos que as empresas até podem utilizar este recurso, mas que ele não pode ser uma imposição. Asseguramos que existem outras formas mais seguras de identificação e prevenção de fraudes. As notificações foram enviadas após recebermos inúmeras reclamações de consumidores em 2023. Idec
MOBILIDADE
🚌 Tarifa Zero: não adianta fazer mal feito
O prefeito da cidade de São Paulo anunciou que está estudando a implementação da tarifa zero no transporte público aos domingos ou no período noturno, a partir do ano que vem. Alertamos que para uma medida tão importante e necessária ser bem sucedida, é necessário planejamento e investimento, com aumento da frota e atenção à qualidade. Folha de SP
🤡 Imagina te agredirem porque o serviço não funcionou
Um jovem foi agredido com arma de choque por seguranças de uma estação de trem em São Paulo, após ultrapassar a catraca por não conseguir recarregar seu bilhete, da modalidade Vale Transporte, por falha no sistema da estação. Esclarecemos que o sistema de bilhetagem serve para facilitar o acesso ao transporte público e que, no caso do jovem, o pagamento já havia sido feito, a dificuldade ocorreu em conseguir acessar o crédito. Portanto, a responsabilidade é do poder público e não do cidadão. Encontro com Patrícia Poeta
DIREITOS DOS CONSUMIDORES
☝️ Compras em promoção têm os mesmos direitos
Se você comprou algo na Black Friday, mas se arrependeu ou gostaria de trocar, você tem esses direitos. Caso tenha feito uma compra online e se arrependeu, você pode solicitar a devolução do produto e seu dinheiro de volta em até 7 dias. Caso o produto esteja danificado ou diferente do solicitado na compra, você pode solicitar a troca. O importante é sempre tentar resolver de forma pacífica primeiro, guardando números de protocolos e a nota fiscal. O Globo
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