Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Por Dentro | Arquivo

Arquivo Por Dentro -
Edição de 14 de Janeiro de 2022

Inscreva-se e receba o Por dentro toda sexta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Seu boletim semanal sobre cidadania e consumo
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

14 DE JANEIRO DE 2022 LEIA EM 4 MINUTOS

// de olho na luta

DIREITOS DOS CONSUMIDORES

🖥 SmartTV da Samsung com manchas na tela

Nós notificamos extrajudicialmente a Samsung, após recebermos reclamações de consumidores sobre um defeito na SmartTV de modelo Samsung NU7100. Após negligenciar o dano e deixar os consumidores à deriva, a gigante da tecnologia pode ser responsabilizada por vício oculto. Nós também pedimos esclarecimentos sobre o defeito por haver indícios de obsolescência programada. Idec

MOBILIDADE URBANA

🚌 Por um transporte público mais justo e acessível

Nesta semana, nós defendemos a necessidade de criação do Vale Transporte Social em uma sequência de reuniões convocadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, dentro do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, espaço em que representamos a sociedade civil. É preciso avançar! Poder 360

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

🍼 De olho na publicidade de produtos infantis

Após nossa denúncia, em conjunto com a Ibfan Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), a rede de supermercados Grupo Zaffari se comprometeu formalmente a seguir as regras de publicidade dos produtos para lactantes e crianças que estão na primeira infância. Idec

SERVIÇOS FINANCEIROS

🔓 Ninguém aguenta mais vazamento de dados, fraudes…

Consumidores estão cansados. O uso de nome, RG e CPF, entre outras informações pessoais, em operações fraudulentas tem se tornado uma constante. Há uma falta de cuidado por parte das empresas quando o assunto é verificação de fraudes nos processos de contratação de serviços. Extra

TELECOM E DIREITOS DIGITAIS

📱 Clientes da Oi Móvel não podem sair prejudicados

O Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust) acolheu e encaminhou ao Conselho Diretor da Anatel o nosso pedido: é preciso que as diferenças de preços entre Oi Móvel e as gigantes do mercado entre nas condicionantes de venda da carteira da operadora. Globo

PRODUTO APRESENTOU DEFEITO FORA DA GARANTIA?

Todo e qualquer produto e serviço tem uma garantia legal estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, que pode ser de 30 ou 90 dias dependendo do tipo. Mas após esse período, problemas de funcionamento que não são resultado de desgaste ou mal uso são considerados vício oculto e devem ser reparados pelo fornecedor ou fabricante. Se isso acontece com você, é seu direito reclamar.

// participe

📢 Mais aumento na tarifa do ônibus não!

Diversas cidades pelo país anunciaram reajuste nas tarifas de ônibus, mas seus argumentos não são suficientes e ignoram a existência de outros caminhos para superar a crise do setor, sem afetar os usuários. Existem outras opções para solucionar esta questão. Nos ajude a pressionar, participe da #AumentoNão!

// dica

📆 Um dia de cada vez, um dia de cada vez!

Que tal começar 2022 se organizando e gerenciando melhor as tarefas diárias e o seu orçamento doméstico? Essa é uma tarefa que nós não só gostamos, como incentivamos. Por isso, elaboramos um calendário exclusivo com orientações para o dia a dia, além de dicas de leituras e desafios mensais. Baixe gratuitamente!

EU APOIO O IDEC

"É muito bom saber que eu posso contar com a orientação qualificada de um órgão sério como o Idec."

LEONILDE MENDES RIBEIRO GALASSO
cientista social, escritora e associada do Idec

Apoie o Idec você também e nos ajude a continuar trazendo conteúdo útil para as pessoas.

CONSUMIDORES BEM INFORMADOS MUDAM A SOCIEDADE!

Acompanhe nossas redes, compartilhe e aumente o impacto do nosso trabalho!

Produzimos conteúdo gratuito para empoderar os consumidores a exigirem seus direitos.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA