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Edição de 12 de Fevereiro de 2021

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12 DE FEVEREIRO DE 2021 LEIA EM 4 MINUTOS

⚠ "Nota vermelha" para os bancos em responsabilidade socioambiental

Na última terça, lançamos o relatório do Guia dos Bancos Responsáveis, iniciativa que avalia 18 temas das políticas de sustentabilidade que os maiores bancos brasileiros possuem em relação às empresas que financiam ou nas quais investem. De forma geral, as instituições tiveram pontuações abaixo da média e, entre as conclusões do estudo, está a baixa representatividade feminina dos cargos de chefia e a total ausência de um censo do total de funcionários negros em cargos de gerência e auditoria. Confira!

// de olho na luta

SAÚDE

🩺 De olho nos abusos do reajuste dos planos

A secretária Nacional do Consumidor se reuniu com integrantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar para discutir o aumento nos valores dos planos de saúde. A Agência definiu que os valores referentes ao reajuste de 2020 dos planos de saúde individuais deverão ser divididos em 12 vezes e diluídos ao longo dos pagamentos de 2021. Valor Econômico

TELECOMUNICAÇÕES E DIREITOS DIGITAIS

🔐 Megavazamento de dados, o Brasil quer explicações

A bancada do PSOL apresentou requerimento pedindo o comparecimento do presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior, à Câmara dos Deputados para apresentar explicações sobre o megavazamento de dados pessoais que expôs 223 milhões de brasileiros. O documento faz referência à solicitação que enviamos solicitando investigação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). Teletime

SEUS DIREITOS

🎊 Mudança nos planos de carnaval? Saiba as regras para cancelamentos

Quem pensa em cancelar pacotes de viagem deve se apressar e se organizar para garantir a remarcação sem custo. Segundo nosso especialista, é de extrema importância criar provas a seu favor, enviar para a empresa cópia do atestado médico, caso esteja com Covid, por exemplo, assim como as solicitações de remarcação dos pacotes. Com esses documentos em mãos fica mais fácil exigir seus direitos de forma contundente e, se necessário, ingressar com ação no Judiciário. O Globo

QUER TROCAR DE PLANO DE SAÚDE SEM PERDER A COBERTURA?

A portabilidade é um direito do consumidor, não sendo necessário cumprir novas carências ao mudar de plano. A norma visa promover a concorrência no mercado e dar alternativas aos usuários, portanto, saiba que é possível trocá-lo em decorrência de qualquer necessidade ou insatisfação, mas há algumas regras que você deve saber.

// participe

💸 Assine a petição pelo auxílio emergencial!

Em 2020, o auxílio conseguiu garantir não só a comida no prato de milhões de brasileiros, mas também milhões de vidas, permitindo que as pessoas ficassem seguras em casa. Agora, com o fim do benefício, quase 27 milhões de brasileiros seguem vivendo na linha de pobreza extrema no país, sem conseguir garantir o sustento de suas famílias. Ajude a pressionar o presidente da Câmara. Assine a petição!

📡 Opine nas regras do setor de telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações abriu consulta pública para receber contribuições sobre a proposta de revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, que tem enorme impacto na vida e no bolso dos consumidores porque é o principal instrumento de prevenção de práticas abusivas realizadas por operadoras de telecomunicações e de garantia de direitos importantes. Qualquer pessoa pode enviar contribuições e o prazo vai até 2 de março. Participe

// dica

📹 Reconhecimento facial rouba seus dados?

A polêmica sobre vazamentos de dados pessoais não para, mas poucas pessoas relacionam esses casos com a tecnologia de reconhecimento facial, cada vez mais utilizada por empresas brasileiras. Para te ajudar a entender o que é, quais são os impactos, como identificar e acessar direitos, preparamos esse conteúdo com explicações e orientações práticas dos nossos especialistas da área de telecomunicações e direitos digitais. Conheça seus direitos

EU APOIO O IDEC

"Esta foi a segunda vez que o Idec me orientou e eu consegui resolver meu problema de consumo. Fiquei muito satisfeito."

CELSO LOPES, DE SETE LAGOAS (MG)
Associado há 4 anos que fez justiça com uma cobrança indevida da Cemig

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