Pesquisa do Idec com néctares inspira o especial Agite(-se) antes de beber

07/02/2014
A iniciativa tem como proposta alertar as famílias sobre as bebidas açucaradas demais e com fruta de menos. Para orientar os pais, vídeo disponível nesta página ilustra que alguns produtos, vendidos como saudáveis, não são a melhor opção, principalmente para as crianças.

Para alertar o consumidor sobre as bebidas industrializadas de frutas, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou o especial Agite(-se) antes de beber. Como parte da campanha Cresça, uma parceria do Instituto com a Oxfam, o objetivo desta página (http://idec.org.br/agitese) é informar como fazer melhores escolhas para a saúde, a partir de orientações sobre a rotulagem e escolhas por outros tipos de bebidas feito da fruta, além exigir dos fabricantes uma melhor qualidade nutricional dessas bebidas.

A inciativa surge a partir da pesquisa publicada neste mês pelo Idec, que apontou que os néctares (bebida industrializada que contém apenas uma porcentagem da fruta) não respeitam a quantidade mínima de teor da fruta em sua composição, além disso, possuem grande quantidade de açúcar e aditivos químicos.

Ilustrando a relação das crianças com esses tipos de bebidas, muitas voltadas especialmente a este público, em tamanhos menores e com apelos - desenhos de personagens infantis - foi produzido um vídeo didático e divertido, voltado para os pais e todas as pessoas interessadas em uma alimentação mais saudável. O vídeo pode ser conferido dentro do Especial e também compartilhado e disseminado pelo canal do Idec no Youtube (http://bit.ly/1fNLuU8).

Pesquisa do Idec com Néctares

O Idec testou em laboratório 31 amostras de néctares de sete marcas: Activia, Camp, Dafruta, Dell Vale, Fruthos, Maguary e Sufresh, em diferentes sabores. O objetivo era identificar se os produtos cumprem os principais requisitos de qualidade e de identidade previstos na Instrução Normativa (IN) nº 12/2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), analisando itens como o teor de fruta e a quantidade de açúcar, por exemplo.

O Mapa não estabelece uma metodologia oficial para identificar a quantidade de fruta nas bebidas. Por isso, o Idec pretende chamar a atenção para essa necessidade de fiscalização e a importância desta informação no rótulo, para ajudar a melhor escolha do consumidor.

Do total, 10 produtos (32%) foram reprovados por não conter o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei. Segundo a norma atualmente em vigor, o percentual mínimo de fruta varia de 10% a 40%, dependendo do sabor do néctar.

Para Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec, o resultado do teste é grave, tanto pelo alto índice de descumprimento da legislação, quanto pelo fato de que muitos consumidores acham que néctar é a mesma coisa que suco. Contudo, na verdade, para ser chamada de "suco", a bebida deve ser composta praticamente só de fruta (e de água, em alguns casos) e não pode conter substâncias "estranhas"; já o néctar, além de apresentar só uma parcela de fruta, ainda contém açúcar e aditivos químicos, como corantes e antioxidantes. "Essa confusão [entre néctar e suco] é reforçada pelo uso ostensivo de imagens de frutas nas embalagens dos néctares, passando a falsa impressão de que a bebida é natural'", destaca Ana Paula.

Pesquisa completa: Revista nº184 - Fevereiro 2014

Falta Fruta na Caixinha

Especial Agite(se) Antes de Beber: http://idec.org.br/agitese

Título: Agite(-se) antes de beber
Descrição: Se você também ficou ingidnad@ com os sucos e néctares industrializados que estamos dando às nossas crianças, saiba que você pode fazer algo para mudar isso!
Acesse e agite(-se) antes de beber: http://www.idec.org.br/agitese
Realização: Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
Apoio: Oxfam
Produtora do vídeo: 10e20 filmes

Campanha Cresça
Lançada em 1º de junho de 2011, a campanha global Cresça, da Oxfam, mobiliza mais de 40 países, em prol de um mundo sem fome e, no Brasil, conta com a parceria do Idec.
Seu objetivo é expor as causas que geram a fome crescente: os governos de países que escoram o falido sistema alimentar; a produtividade agrícola cada vez menor; a busca por terras férteis e por água impactada pelas mudanças climáticas; a escalada de preços dos alimentos; e o grupo de 300 a 500 companhias que se beneficiam dessa situação e conseguem criar um forte e estável lobby.

Oxfam: Confederação que reúne 17 organizações, em mais de 90 países ao redor do mundo, na luta contra a pobreza e desigualdade.

O Idec é uma associação de consumidores que não possui fins lucrativos. Promove, desde 1987, a educação, a conscientização e a defesa dos direitos do consumidor, por relações de consumo mais justas. Sem vínculos com governos, partidos políticos ou empresas, mantém sua independência pela contribuição de pessoas físicas. Membro da Consumers International e integrante do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor e da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.