Separador
10/02/2017
Atualizado:
10/02/2017
Instituto alerta sobre antecipação do recurso e golpes aplicados para obter dados dos trabalhadores
Na próxima terça-feira (14), o Governo deve anunciar o cronograma de liberação das contas inativas até 31/12/2015 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Além do calendário de saque, também deve ser divulgado como serão realizados os pagamentos aos trabalhadores. Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) o resgate do valor é positivo, mas requer cautela.
Conforme explica a economista do Instituto, Ione Amorim, algumas instituições financeiras já promovem a divulgação de linhas de crédito para antecipação do recurso. No entanto, “antecipar significa tomar crédito com juros elevados para obter o dinheiro que já é do consumidor, e também pagar taxas desnecessárias aos bancos. O melhor é esperar pelo cronograma da Caixa”, afirma.
O Instituto ainda alerta sobre os golpes que circulam na internet para obter dados bancários e informações pessoais dos trabalhadores. É preciso ter atenção a falsos e-mails e sites para consulta. Além disso, desconfiar de mensagens via SMS e ligações em nome do banco.
Para consultar a existência e o saldo de contas inativas do Fundo de Garantia, o Idec recomenda que o consumidor acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal ou vá à agência bancária. “A possibilidade de acesso ao recurso é uma boa oportunidade para o consumidor reduzir suas dívidas ou investir, mas é importante ter cuidado com o uso do FGTS”. finaliza.