Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec promove debate sobre a falta de durabilidade dos produtos, conhecida como obsolescência programada

Separador

Atualizado: 

30/11/2012
Evento, público e gratuito, acontece durante o encontro do Procon/RJ, 
dia 01 de dezembro, em Madureira
 
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) promove debate sobre obsolescência programada, durante o encontro do Procon Carioca, no próximo sábado (01/12), às 18h, no Parque Madureira, no Rio de Janeiro. 
 
Apesar de todo o avanço tecnológico, que resultou na criação de uma diversidade de materiais disponíveis para produção e consumo, os eletrodomésticos são piores, em questão de durabilidade, do que há 50 anos. “Os produtos são fáceis de comprar, mas são desenhados para não durar, e o consumidor sofre para dar a eles uma destinação final adequada”, contesta Teresa Liporace, assessora de projetos do Idec, que mediará o debate.
 
Para incitar a discussão, será exibido o documentário “Comprar, tirar, comprar - The Light Bulb Conspiracy”, da diretora Cosima Dannoritzer. O filme conta a história de como a indústria tem trabalhado nos últimos 100 anos para promover o aumento do consumo com a oferta de produtos de qualidade inferior (http://www.youtube.com/watch?v=yJqSyIMhryE).
 
O encontro promovido pelo Procon Carioca (http://www.proconcarioca.org.br) tem o objetivo de proporcionar aos consumidores a possibilidade de resolver os problemas de consumo diretamente com as empresas e prestadoras de serviços públicos. Durante todas as atividades, dias 01 e 02 de dezembro, das 12h às 18h, o Idec distribuirá materiais de educação para o consumo.
 
 
Serviço
 
Debate: Obsolescência Programada
Data: 01/6
Horário: 18h 
Local: Parque Madureira, Praça do Samba, Madureira, Rio de Janeiro, RJ