Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira

Separador

Atualizado: 

03/05/2017
De 08 a 14 de maio, acontece a 4° semana ENEF - Estratégia Nacional de Educação Financeira. Estão programadas mais de mil atividades educacionais, em 21 estados e no Distrito Federal. A convite do Banco Central, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) participa pela primeira vez da iniciativa. 
 
Durante a semana, o Idec promove gratuitamente palestras online e presenciais, oficinas de capacitação e orientação presencial para renegociação de dívidas. “A iniciativa leva informações importantes aos consumidores sobre como organizar o planejamento doméstico, refletir sobre os riscos do crédito e como se prevenir e evitar o superendividamento”, explica a economista do Instituto, Ione Amorim.
 
Para participar das atividades é preciso se inscrever nos formulários disponíveis no site do Idec.
 
Programação Idec: 
 
Palestras Online – (Abertas ao público geral - 1 hora de duração)
08/5 – 10h - Oferta de crédito e superendividamento: orientação sobre os riscos na oferta de crédito e como evitar o superendividamento. 
 
09/5 – 10h - Planejamento financeiro e consumo sustentável: a importância de planejar o orçamento doméstico para ter equilíbrio financeiro.
 
10/5 – 14h - Mobilidade bancária - privacidade e segurança de dados: orientações sobre privacidade de dados e segurança no internet banking e aplicativos móveis dos bancos.
 
11/5 – 14h - Como aplicar o seu dinheiro para iniciantes: conceitos básicos sobre aplicações no mercado financeiro, perfis de investidores e rentabilidade. 
 
12/5 – 14h - Direitos do consumidor de serviços bancários: a importância do acesso à informação, da consciência de direitos e da proteção dos consumidores. 
 
Obs.: serão disponibilizadas 40 vagas para quem quiser assistir as palestras presencialmente no auditório do Idec, em São Paulo (SP). Manifestar interesse no momento da inscrição. 
 
Orientação Presencial - (Aberta ao público geral - 10 vagas)
Atendimento a consumidores com dúvidas sobre endividamento e que buscam orientação para renegociar dívidas. 
 
08 e 09/5 – 11h - Atendimento para renegociação de dívidas. 
 
10 a 12/5 – 15h - Atendimento para renegociação de dívidas. 
 
Oficinas presenciais – (Abertas ao público geral -  40 vagas - 3 horas de duração)
Capacitação em organização financeira e planejamento do orçamento familiar
 
09/5 – 15h - Capacitação sobre a administração do orçamento familiar. 
 
11/5 – 16h - Capacitação sobre a administração do orçamento familiar. 
 
Palestra presencial – A importância do planejamento financeiro na universidade 
(Público restrito: alunos da Universidade Paulista - Unip - 1h30 de duração)
 
A palestra vai levar aos universitários informações sobre educação financeira e planejamento no início da vida profissional.