Idec, Oxfam e Slow Food lançam cinco desafios a donos de restaurantes

29/05/2013
Inaugurado, ontem, o Menu Desafio Cresça já foi disseminado a dezenas de donos e expoentes chefs de restaurantes de São Paulo, numa discussão pela sustentabilidade na produção e consumo de alimentos

São Paulo, 21 de maio de 2013 - Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Oxfam e Slow Food lançam o Menu Desafio Cresça: bit.ly/menudesafiocresca, um especial que oferece cinco princípios simples aos donos e chefs de restaurantes, para uma cozinha mais criativa e sustentável, seja na hora das compras, no armazenamento e preparo de alimentos ou na estrutura do estabelecimento.

No 1º Encontro por uma Gastronomia Sustentável, realizado ontem, com apoio também do Instituto Alana e o Instituto Kairós, a iniciativa foi apresentada a 32 donos e chefs de restaurantes, que discutiram suas práticas e como aprimorá-las, comprometidos com a sustentabilidade. Entre os presentes estavam: Claudia Zym (Bistrô Zym), Daniela De Luca (Capim Santo) e Bia Goll (Otto Bistrot).

“Cerca de 65,3% dos brasileiros costumam comer fora de casa. Isso significa que os restaurantes têm um grande potencial para serem multiplicadores de uma alimentação saudável e da produção sustentável de alimentos, além de poderem trazer uma economia para seu estabelecimento”, diz o pesquisador do Idec, João Paulo Amaral.

Os Cinco Princípios e os Desafios

Cozinha Eficiente: Para mudar essa situação o grupo propôs a realização de processos formativos para as equipes dos restaurantes e também para os clientes, para explicar o conceito da gastronomia sustentável.

Evite o desperdício: A gestão desse equilíbrio entre produção e consumo é um desafio.

Sazonal e Regional: Uma solução seria ter um cardápio onde um prato não mudasse nunca e os outros fossem sazonais.

Apoie o Pequeno Produtor: Quanto à questão da escala, alguns restaurantes compram mais do que outros, a solução apresentada foi o contato com a agroecologia e a troca de experiências com outros chefs.

Menos Carne: É necessária mudança de padrões de consumo, pois as pessoas ainda não se abrem a novos sabores e não compreendem o uso integral dos alimentos.

Campanha Cresça
Lançada em 1º de junho de 2011, a campanha global Cresça, da Oxfam, mobiliza mais de 40 países, em prol de um mundo sem fome e, no Brasil, conta com a parceria do Idec.
Seu objetivo é expor as causas que geram a fome crescente: os governos de países que escoram o falido sistema alimentar; a produtividade agrícola cada vez menor; a busca por terras férteis e por água impactada pelas mudanças climáticas; a escalada de preços dos alimentos; e o grupo de 300 a 500 companhias que se beneficiam dessa situação e conseguem criar um forte e estável lobby.
O Desafio Cresça trata do que cada um de nós pode fazer para ajudar a modificar um sistema de produção, distribuição e consumo de alimentos que deixa quase 900 milhões de pessoas com fome e dificulta o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis para maioria das pessoas no mundo.

Idec: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Associação de consumidores que desde 1987 trabalha para promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica, sem vínculos com governos, partidos políticos ou empresas.

Oxfam: Confederação que reúne 17 organizações, em mais de 90 países ao redor do mundo, na luta contra a pobreza e desigualdade.

Slow Food: Associação Internacional agroecológica e gastronômica que visa proteger as tradições e a biodiversidade do alimento, defendendo um sistema de produção e mercado bom, limpo e justo.

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Arlete Rodrigues