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Idec leva ao Fórum Social Mundial a reflexão e o debate sobre os atuais padrões de produção e consumo

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Atualizado: 

23/01/2012

Discussões no Fórum Social Temático objetivam a preparação de propostas para a Rio+20

O instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) participará, esta semana, em Porto Alegre do Fórum Social Temático – FST –, tradicionalmente conhecido como um espaço de diálogo, reflexão e construção de ideias em torno dos problemas da crise capitalista e da busca por justiças social e ambiental.


O Idec fará parte do Grupo Mobilizador Temático, que é dedicado à reflexão sobre o consumo e principalmente a iniciativas sustentáveis na busca pela mudança dos atuais padrões de produção e consumo, procurando desenhar uma estratégia de mobilização para condução de ações conjuntas, colaborativas e compartilhadas entre as diferentes organizações e redes.

Será uma oportunidade única de preparação para que pessoas, grupos, movimentos e redes se unam em torno de reflexões e propostas concretas de ação para a Rio+20, processo de mobilização da sociedade civil que acontece paralelamente à Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o desenvolvimento sustentável, que ocorrerá em junho desse ano.

“Sabemos que a principal causa dos problemas socioambientais são os padrões insustentáveis de produção e consumo. Um objetivo específico do encontro em Porto Alegre é construir um documento com demandas concretas e urgentes dos consumidores para a Rio+20”, sintetiza  Adriana Charoux, pesquisadora do Idec

Estão programadas mais de 900 atividades, entre palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações, e a programação engloba quatro cidades: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Confira aqui: http://www.fstematico2012.org.br/index.php?link=3
a programação completa.

Confira abaixo quais são as atividades, locais e horários:

Dia: 25.01 e 26.01
Horário: das 14h às 18h
Local: UFRGS - Sala 25
Nome da atividade: “Por um novo modelo de produção e consumo: desafios e oportunidades - Propostas dos consumidores para Rio+20”
Parceiros envolvidos na atividade:
Idec, GRAP - Grupo de Apoio e Reflexão ao Processo do Fórum Social Mundial, El Poder del Consumidor (México), CECU - Confederacion de Consumidores y Usuários (Espanha)
Descrição: As duas tardes de atividades integram as ações do Grupo Mobilizador Temático sobre Consumo (GT Consumo) que tem como objetivo elaborar um documento com demandas concretas e urgentes dos consumidores para a Rio+20.
Tal documento também poderá servir como base para elaboração de campanhas e mobilizações ao longo dos meses que antecedem a Rio+20, durante e depois da Rio+20. Também será possível participar desse processo pela internet. Clique aqui: http://dialogos2012.org/grupos-tematicos/?lang=pt  e saiba como se inscrever.

Dia 26.01
Horário: 9h
Local: na UFRGS - Faculdade de Educação, sala 406.
Nome da atividade: “Cidades e Jogos Limpos”
Parceiros envolvidos na atividade:
Idec, Instituto Ethos, Atletas pela Cidadania, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Observatório das Metrópoles
Descrição: A atividade tem como objetivo promover reflexão sobre a necessidade de monitorar e acompanhar os investimentos para os megaeventos. Busca também construir estratégias de mobilização para impedir violações de direitos sociais, econômicos, do consumidor em prol de cidades justas e sustentáveis.

Dia 27.01
Horário: 13h
Local: Memorial do Rio Grande do Sul - Pça da Alfândega S/N
Nome da atividade “Alimentos, produção e consumo: olhares das mulheres sobre sustentabilidade”
Parceiros envolvidos na atividade:
Idec, SOF (Sempre Viva Organização Feminista), Vitae Civilis, Oxfam
Descrição: A ideia é reunir lideranças que atuam na questão de gênero, produtoras, e defensoras de direitos do consumidor para dialogar sobre a questão da mulher na divisão social do trabalho; na produção e no consumo. Espera-se como produto uma agenda de trabalho coletivo. Na ocasião, será lançado o relatório em português “Crescendo para um futuro melhor: justiça alimentar em mundo de recursos limitados”. O relatório reforça o papel estratégico do Brasil na campanha “Cresça”.