Separador
Atualizado:
A página na internet traz as campanhas e atividades do Idec na Conferência e disponibiliza fotos e notícias para o público em geral e jornalistas
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança canal exclusivo para a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) – www.idec.org.br/riomais20.
A partir de hoje (11/06), todas as campanhas, atividades e fotos do Idec na Conferência serão postadas nessa página. O canal busca facilitar a comunicação com o público em geral e com os jornalistas que cobrirão o evento.
Um dos destaques da seção é a “Missão do Dia”, que traz dicas práticas para que o consumo sustentável seja introduzido no dia a dia das pessoas. A primeira missão é “Evite o desperdício de alimentos”, com a dica: “verifique sua geladeira, o que estragou desde a última compra, você pode comprar a menos na próxima”. Cada mote será tema para discussões nas redes sociais, como Facebook e Twitter.
A Plataforma e o Manifesto dos Consumidores para a Rio+20 também estão disponíveis nesse novo canal. A Campanha “Desencalhe a Etiqueta” é mais uma iniciativa do Idec, que conta com a participação de todos para seja obrigatória a etiquetagem de eficiência energética veicular, que ainda é voluntária.
“Com as mudanças nos atuais padrões insustentáveis de produção e consumo sendo um dos temas-chave, o Idec pretende dar voz à sociedade civil, na cobrança da implementação de políticas de governo já assumidas e ainda não cumpridas efetivamente, como o respeito ao direito dos consumidores à informação. Por exemplo, a etiquetagem veicular, que ao garantir informação sobre eficiência energética e emissões veiculares, daria ao consumidor a oportunidade de considerar esses aspectos na hora da escolha, contribuindo para o consumo menor de combustível e a diminuição das emissões veiculares”, conclui Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec.
Plataforma dos Consumidores pelo Consumo Sustentável para a Rio+20
http://www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/plataformaconsumidores
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), junto com organizações do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC) e da Consumers International, além de outras organizações da sociedade civil de vários países, elaborou a Plataforma dos Consumidores pelo Consumo Sustentável para a Rio+20. O documento traz dez propostas que serão levadas ao