Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec faz alerta: brasileiros consomem sódio demais

Separador

Atualizado: 

16/04/2015

Brasileiro consome duas vezes mais sódio que o recomendado pela OMS e, nas Américas, é o segundo país que mais consome sal, atrás apenas do Paraguai. Especial elaborado pelo Idec faz alerta aos perigos do consumo excessivo de sódio e mostra alimentos que mais possuem sódio “escondido”.

Em 16 de março, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lança o especial “O sódio que você não vê”, que traz orientações sobre o consumo de sódio e alerta os consumidores para o aumento do consumo desse nutriente em alimentos ultraprocessados no Brasil. Em conjunto com outros hábitos alimentares não saudáveis, este é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à alimentação, como a hipertensão (pressão alta).

Você sabia que o brasileiro é um dos povos das Américas que mais consome sódio? Com uma média de 4,1 gramas por dia, o brasileiro só fica atrás do Paraguai em quantidade de consumo de sódio. Na terceira posição, está a Colômbia, com 4,0 gramas por dia.

http://www.idec.org.br/especial/o-sodio-que-voce-nao-ve

“Vale lembrar que o limite máximo de consumo de sódio recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 2,0 gramas por dia. Portanto, o brasileiro consome o dobro do recomendado de sódio, o que pode trazer uma série de riscos para saúde”, explica Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec.

Muita gente não sabe, mas o sódio está presente naturalmente em alguns alimentos, como o sal de cozinha, mas é também muito utilizado na produção de alimentos ultraprocessados, que são produtos elaborados a partir de ingredientes industriais, vendidos prontos para comer ou aquecer.

“Atualmente, as pesquisas indicam que o consumo de sódio adicionado em alimentos processados como pães, embutidos e comidas prontas congeladas está aumentando. Números que trazem um alerta para os consumidores já que o excesso de sódio é o principal fator de risco para a hipertensão, ou seja, pressão alta. Essa doença aumenta o risco de outras doenças graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e infarto, e insuficiência renal”, complementa.

O especial do Idec também traz a página Cadernos do Idec, com a publicação “Redução de Sódio em Alimentos – uma análise dos acordos voluntários no Brasil”, que pode ser baixada gratuitamente, além de uma página com dicas para o consumidor fazer escolhas alimentares mais saudáveis e ficar atento ao sódio que ele não vê, metas de redução no consumo de sódio propostas pelo governo brasileiro e links para pesquisas e artigos sobre o assunto. O especial apoia a divulgação da Semana Mundial da Conscientização sobre o Sal, promovida pela ALASS (Acción Latino-Americana de Sal y Salud), no período de 16 a 22 de março de 2015.


Exemplos de alimentos que contém o sódio que você não vê:

Exemplos do valor médio de sódio das categorias de alimentos pesquisadas pelo Idec e que fazem parte dos acordos voluntários para redução desse nutriente:

- Caldos e temperos prontos: 3,15 média de sódio (g/100g)
- Macarrão instantâneo: 1,75 média de sódio (g/100g)
- Mortadela: 1,40 média de sódio (g/100g)
- Salsicha: 1,28 média de sódio (g/100g)
- Maionese: 1,09 média de sódio (g/100g)
- Biscoito salgado: 0,80 média de sódio (g/100g)

O especial pode ser acessado no link: http://www.idec.org.br/especial/o-sodio-que-voce-nao-ve