Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec entrega propostas para o Programa de Metas de SP

Separador

Atualizado: 

27/03/2017
Documento, entregue à Prefeitura, propõe melhorias para a área de mobilidade urbana da cidade
 
No último dia 20, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) entregou à Prefeitura de São Paulo (SP) um documento com propostas para o Programa de Metas da cidade. O documento, também protocolado nas secretarias de transportes, gestão, urbanismo, meio ambiente e prefeituras regionais, traz sugestões de iniciativas para a área de mobilidade urbana e já haviam sido apresentadas em fevereiro. 
 
As propostas entregues pelo Instituto e por organizações parceiras como Cidadeapé, Ciclocidade, Greenpeace e Cidade dos Sonhos, contemplam: transporte coletivo, mobilidade a pé, mobilidade por bicicletas, segurança no trânsito, emissão de poluentes, abertura de ruas para lazer e participação social. 
 
“O documento traz diversas obrigações que já estão presentes em outras leis, e que as entidades catalogaram/compilaram para cobrar que a prefeitura se comprometa formalmente em cumprir e implementar”, diz o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria. 
 
O Programa de Metas é um plano de gestão da prefeitura, que, por lei, deve ser apresentado até 90 dias após a posse do prefeito, eleito ou reeleito. Nele, são definidas as prioridades do governo, como ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para diversas áreas.
 
 
Metas propostas no documento:
 
Transporte coletivo:
- 150 km de novos corredores e 110 km de faixas exclusivas de ônibus;
- estabelecer um projeto de informação aos usuário nos pontos de ônibus e um teto para o aumento da tarifa;
- implementar um cronograma de transição energética para a frota de ônibus municipais,
- construir 16 terminais de ônibus;
- requalificar a acessibilidade a integração com ciclistas e pedestres nos corredores de ônibus e pontes da cidade;
 
Rede cicloviária:
- 400 novos km de rede cicloviária;
- expandir e aprimorar a rede de bicicletas compartilhadas;
 
Rede de mobilidade a pé:
- estabelecer um planejamento estruturado para os pedestres na cidade;
- 1 milhão de m² de calçadas;
- ampliar o tempo de travessia de pedestres nos semáforos;
 
Segurança no trânsito:
- reduzir o índice de mortes no trânsito para 6 mortos por 100 mil habitantes;
- implantar áreas de acalmamento de tráfego nos bairros;
 
Participação e controle social:
- instalar fóruns regionais de mobilidade urbana nos Conselhos Participativos
das Prefeituras Regionais;
 
Espaço público:
- fortalecer e criar conselhos gestores locais do programa Ruas Abertas.