Idec e Vitae Civilis realizam seminário sobre mudanças climáticas em SP

26/08/2011

No encontro serão apresentados a síntese do Projeto Clima e Consumo em SP e o plano de ação para uma cidade mais sustentável, com a presença do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Vitae Civilis realizam, dia 07 de julho, das 9h às 12h30, o seminário "Mudanças climáticas e consumo em São Paulo", com Apoio do FEMA (Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz).

O objetivo do seminário é debater sobre as alternativas concretas e viáveis para combate e adaptação às mudanças de clima, para tornar a cidade mais sustentável. Entre os presentes, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho compõe a mesa de abertura.

O evento encerra a série de intervenções urbanas, do programa "Clima e Consumo em São Paulo", que aconteceu nos bairros da Barra Funda, Perdizes, Lapa, Vila Leopoldina, Vila Jaguara e Jaguaré, de março a junho deste ano, em parceria com diversas organizações e pessoas que colaboram para uma cidade mais sustentável.

Em seguida, serão apresentadas as diretrizes para o Plano de Ação da Cidade de São Paulo para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, pelo professor Oswaldo Massambani, membro do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia.

As mudanças climáticas já estão afetando a vida na cidade, especialmente o cotidiano das populações mais vulneráveis. Por isso, é urgente que governos, empresas e consumidores dialoguem e assumam suas responsabilidades na transformação dos atuais padrões de produção e consumo”, explica Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo: http://www.idec.org.br/climasp/#. Vagas limitadas.

Serviço:

Data: 07 de julho de 2011 (quinta-feira)

Horário: 9h00 às 12h30

Local: Auditório Umapaz (Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7A, Parque Ibirapuera, São Paulo, SP)

Realização: Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e Vitae Civilis (Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz)

Apoio: FEMA (Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz)

Programação:

08h30 CREDENCIAMENTO

09h00 ABERTURA

Vitor Lucato, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ)

Rubens Born, Coordenador executivo adjunto do Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz (Vitae Civilis)

Lisa Gunn, Coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)