Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec debate o direito a cidades sustentáveis, hoje, na Rio+20

Separador

Atualizado: 

28/06/2012

obre o impacto de megaeventos, Guilherme Varella abordará o monopólio da Fifa e a interferência nos arranjos comerciais locais, respaldados pela Lei Geral da Copa

 

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) participa hoje (19/06), das 14h30 às 16h30, do debate “O direito à cidade sustentável e o impacto dos megaeventos”, organizado pelo Instituto Polis, para discutir as principais interferências dos megaeventos nas cidades brasileiras.

 

O evento faz parte da programação da Cúpula dos Povos, evento organizado pela sociedade civil global e paralelo à Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).

 

A mesa discutirá questões referentes ao direito à cidade, violações de direitos humanos resultante dos impactos dos megaeventos e tratará dos principais desafios atuais para a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.

 

O advogado do Idec, Guilherme Varella, participará da reunião como debatedor, levantando questionamentos que fez durante a campanha “FixaBaixaBola”  - mobilização que reuniu diversos consumidores contra pontos da Lei Geral da Copa, projeto que desrespeitava o CDC (Código de Defesa do Consumidor), a Constituição e várias outras leis nacionais.

 

O monopólio da Fifa, a restrição da liberdade de escolha dos consumidores, a interferência nos arranjos comerciais locais, a ausência de responsabilidade da Fifa e as práticas abusivas que poderá cometer, com respaldo da Lei, serão os principais assuntos tratados pelo Idec durante o debate.

 

 

Saiba mais no canal especial do Idec para a Rio+20  http://www.idec.org.br/riomais20/

 

Serviço:

Horário:14h30 às 16h30,

Local: Planetário. Rua Vice-Governador Rubens Berardo, nº 100, Gávea - Rio de Janeiro.