Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec aponta que empresas descumprem lei referente à rotulagem de alimentos transgênicos

Separador

Atualizado: 

25/06/2013
 
Típicos nas festas juninas, alimentos à base de milho foram alvo do estudo. Pesquisa do Instituto demonstra que alguns alimentos contendo OGMs não estavam assim identificados
 
 
 Presentes nos pratos típicos das festas juninas, os produtos à base de milho, em sua maioria, contém Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), mas nem sempre o consumidor tem acesso a essa informação. Uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) demonstrou que algumas marcas de farinha de milho, fubá, canjica e milho para pipoca estão em desacordo com a legislação por não informarem no rótulo o símbolo T amarelo, na embalagem, ou pela ausência da informação da espécie doadora dos genes.
 
 
Além disso, também foi verificado que, dos sete supermercados visitados, na cidade de São Paulo, nenhum está cumprindo a Lei Estadual, que determina que os alimentos que contêm transgênicos precisam estar separados dos demais nas gôndolas.
 
 "A pesquisa é de grande importância para o consumidor, pois a informação é essencial como meio de garantir aos cidadãos seu poder de escolha, que já foi declarado em diversas pesquisas de opinião e, nesse aspecto, a informação clara e adequada no rótulo dos produtos é fundamental", explica a pesquisadora em alimentos do Idec, Ana Paula Bortoletto Martins.
 
O consumidor precisa estar atento à informação para suas opções de compra e pode exigi-la participando da campanha: "Diga não ao fim da rotulagem de transgênicos". http://www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/fim-da-rotulagem-dos-alimen...
 
Como foi feita a pesquisa
 
Foram avaliadas quatro marcas diferentes (Mestre Cuca, Hikari, Yoki, Kisabor) de cinco produtos à base de milho (farinha de milho amarela, fubá, milho para pipoca, milho para pipoca de micro-ondas e canjica de milho branca). Os produtos foram avaliados em relação à presença do símbolo transgênico, de uma das expressões que devem acompanhar o símbolo e da espécie doadora dos genes nos rótulos de todos os produtos (conforme Decreto Federal nº 4.680/2003, Lei Estadual nº 14.274/2010 e Portaria nº 2.685/2003 do Ministério da Justiça).
 
Na ausência de indicação no rótulo da presença ou ausência de OGMs, foi realizado o contato com o SAC dos fabricantes solicitando a comprovação de que os produtos não contêm transgênicos.
 
Importante: Não foi realizada a análise laboratorial da presença de organismos geneticamente modificados para a comprovação de que o que foi declarado pelas empresas está correto. A pesquisa baseou-se no princípio da boa-fé das empresas em cumprir a legislação referente ao direito à informação sobre a presença de organismos geneticamente modificados nos alimentos.
Resultados
Descrição dos produtos analisados e avaliação da adequação da rotulagem:
 

Marca

Produtos

Informação sobre a presença de transgênicos

Mestre Cuca

transgênico: farinha de milho amarela e fubá

reprovada

não transgênico: milho para pipoca e canjica

aprovada

YOKI

transgênico: farinha de milho amarela e fubá

reprovada

não transgênico: milho para pipoca e canjica

reprovada

HIKARI

transgênico: farinha de milho amarela, fubá e canjica

aprovada

não transgênico: milho para pipoca e canjica

aprovada

Kisabor

 transgênico: farinha de milho amarela, fubá, milho para pipoca e canjica transgênicos

aprovada

 
 
Respostas das empresas
A FFAMM, responsável pela marca Mestre Cuca, informou que: "Em relação à falta de informação do gene doador. esclarecemos que foi devido a uma questão técnica de interpretação, entretanto, esta informação já estará constando em nossos próximos lotes de embalagens(sic)".  YOKI não localizou o e-mail nem a resposta obtida pelo SAC da empresa e ainda informou que "nem todos os produtos à base de milho fabricados pela empresa são transgênicos". A empresa Hikari e a Kisabor não enviaram resposta até o fechamento desta pesquisa.