Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Exposição Itinerante Homem Refluxo abre a programação do 'Clima e Consumo em São Paulo'

Separador

Atualizado: 

01/03/2012

A atividade será realizada em bibliotecas públicas e faz parte das intervenções urbanas que ocorrerão no primeiro semestre, nos bairros da subprefeitura da Lapa

 

 

A partir do dia 17, está aberta a programação do "Clima e Consumo em São Paulo", uma série de intervenções urbanas, que acontecerão nos bairros da Barra Funda, Perdizes, Lapa, Vila Leopoldina, Vila Jaguara e Jaguaré, com o propósito de abordar problemas de grande impacto nas mudanças climáticas em São Paulo, como: a geração excessiva de resíduos sólidos; o excesso de carros e a falta de um plano de mobilidade sustentável para cidade, aumento das enchentes e a falta de informação da origem da carne que favorece o desmatamento.

 

A atividade do mês será a Exposição Itinerante do Homem Refluxo, em três bibliotecas públicas da região da Lapa, com debate sobre o tema. No final do percurso haverá uma reunião de todos na biblioteca Mario Schenberg, para um bate-papo com Peri Pane, o Homem Refluxo.

 

O projeto “Homem Refluxo” nasceu de uma ideia original do artista multimídia Peri Pane. Durante uma semana, ele guardou todo o seu lixo sólido em uma capa de plástico transparente, chamada de parangolixo-luxo. Essa performance aconteceu nas ruas de São Paulo durante sete dias e foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário.

 

"A proposta desses eventos é a de sensibilizar a população para o impacto social e ambiental do consumo cotidiano de cada um e como esses hábitos vem alterando o clima na cidade. Para se ter uma ideia, geramos mais de 12 mil toneladas de lixo por dia, na cidade de São Paulo, mais ou menos um quilo de lixo por dia, por habitante. Desse volume, pelo menos metade poderia deixar de ir para os aterros se combatêssemos o desperdício e reciclássemos mais. Com pequenas mudanças nos hábitos de consumo diário, poderíamos economizar muito além de combater as mudanças de clima ", explica Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.

 

O Clima e Consumo em São Paulo é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e do Vitae Civilis e apoio do FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo – SVMA.

 

 

Serviço:

 

17, 18 e 19 de março Biblioteca Clarice Lispector

(Rua Jaricunas, 458, Alto da Lapa, São Paulo)

 

21, 22 e 23 de março Espaço de Leitura Cecília Meireles

(Rua Araçatuba, 522, Vila Romana, Lapa)

 

24, 25 e 26 de março Biblioteca Mario Schenberg

25 de março - bate-papo com Peri Pane, O Homem Refluxo

(Rua Catão, 611, Lapa)