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18/08/2016
Atualizado:
18/08/2016
Em conjunto com outras organizações, Instituto pede que chef reavalie sua participação em campanha da empresa
Nesta quarta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Aliança de Promoção da Saúde (ACT), entre outras organizações da sociedade civil, enviaram carta ao chef inglês Jamie Oliver. O documento critica sua parceria com a Sadia para o projeto Saber Alimenta.
O programa, que prevê atividades educativas em escolas, é uma ação publicitária maquiada e por isso imprópria, conforme define o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, “o projeto pode ser caracterizado uma ação de merchandising, com o objetivo final de desenvolver positivamente a reputação da marca e de seus produtos e, assim, fidelizar o público desde a infância. É uma prática de publicidade abusiva porque está diretamente voltada para as crianças menores de 12 anos”.
A parceria entre Oliver e a empresa surpreendeu as organizações, uma vez que o chef se apresenta como ativista social, e não estabeleceu um diálogo prévio com os especialistas em políticas públicas e movimentos sociais que trabalham com segurança alimentar no Brasil. A nutricionista enfatiza que há uma grande distinção entre as realidades da Inglaterra - país de origem de Oliver - e do Brasil.
“Lá mais de 60% das calorias consumidas pela população vêm de produtos ultraprocessados. Aqui esse número é de 30% e as principais ações de promoção da alimentação saudável são a preservação e o resgate da cultura alimentar. E não a promoção de produtos ultraprocessados pretensamente mais saudáveis, como faz a campanha da Sadia”, finaliza Bortoletto.
O Idec e as outras instituições esperam que o chef diante das considerações expostas tome as medidas necessárias para impedir a exposição de crianças aos produtos e aos programas da Sadia. Além disso, uma campanha online também foi criada para que os consumidores reforcem o apelo sobre esta parceria.