Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Campanha #OiContraQualidade pressiona a Oi e a Anatel a não anularem metas para Internet

Separador

Atualizado: 

07/02/2012

Mais de 6 mil mensagens foram enviadas para a operadora e para a Anatel defendendo a manutenção dos parâmetros de qualidade do serviço de banda larga aprovados no ano passado pela agência. Segundo especialistas, a resposta oficial da operadora não justifica a anulação das metas.

Encerra-se hoje a polêmica Consulta Pública da Anatel que visa coletar contribuições da sociedade sobre a possível anulação das metas de qualidade aprovadas pela agência em outubro do ano passado.  A responsável pelo pedido foi a operadora de telefonia, Oi, que vem sofrendo repúdio da sociedade pelo seu posicionamento contrário à melhoria do serviço de banda larga no país.

Na sexta-feira passada (dia 27/01), o Idec e Campanha Banda Larga é um direito seu! lançaram uma campanha de envio de mensagens para os executivos da Oi e para o canal de consulta pública da Anatel. Em menos de uma semana, mais de 6 mil mensagens foram enviadas.

Veja página da campanha: http://www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/oicontraqualidade

Para dar ainda mais destaque à campanha, as entidades organizaram um tuítaço, mobilização via Twitter, nesta segunda-feira (dia 30/01). O tuítaço atingiu o primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter em São Paulo e no Brasil com a hashtag (símbolo "#" que agrega mensagens no Twitter) #OiContraQualidade. Durante o dia foram contabilizados mais de 8.000 tweets, que direcionaram as suas mensagens para o @DigaOi, o perfil da operadora na rede social.

Para se defender, a Oi criou um novo perfil no Twitter (@Oi_Informa), respondendo diretamente às milhares de críticas sobre o posicionamento da empresa. Foi criado também um hotsite publicando a resposta oficial da operadora (http://www.oiinforma.com.br/). Segundo o site: "Companhia defende o estabelecimento de padrões classificatórios e rankings de desempenho das empresas para divulgação transparente, que permita melhor escolha dos usuários como é feito em outros países".

A Oi tenta argumentar a inviabilidade de se estabelecer metas de qualidade para o serviço de banda larga, porém, segundo a advogada do Idec, Veridiana Alimonti: "A Anatel, há anos, aprova metas de qualidade para os serviços de telecomunicações. Já há planos de metas de qualidade para a telefonia fixa, telefonia móvel e TV por assinatura, aplicáveis tanto às autorizadas em regime privado quanto às concessionárias em regime público (no caso da telefonia fixa). Os regulamentos para banda larga já vêm tarde".

Em seu site, a operadora argumenta que as metas de qualidade não seguem os padrões internacionais, não sendo práticas adotadas na Europa e Estados Unidos. João Brant do Coletivo Intervozes, porém, esclarece que no Brasil a realidade é bem diferente: "Consideramos inadequada a comparação feita pela Oi em seu pedido. No caso do Reino Unido, há várias empresas que prestam o serviço em todo o país, gerando um ambiente competitivo. No Brasil, em 90% dos municípios não há competição nem na banda larga fixa nem na móvel. Se a prestadora não oferece um serviço de qualidade, o consumidor não tem opção".

Veja a resposta completa da Campanha Banda Larga sobre a nota oficial da Oi:
http://cam panhabandalarga.org.br/

Idec e Campanha Banda Larga é um direito seu! enviarão contribuições à consulta pública aberta pela Anatel para que sejam mantidos os parâmetros de qualidade da banda larga aprovados em outubro de 2011.

Sobre a campanha:

A Campanha Banda Larga é um direito seu! e o Idec já vem organizando campanhas desde a aprovação das resoluções dos padrões de qualidade da Anatel. Na época da votação do Conselho Diretor da agência para aprovar as resoluções, as entidades enviaram mais de 80.000 mensagens para o Conselho Diretor pedindo metas fortes e específicas.