Brasileiro consome açúcar demais, alerta especial do Idec

15/06/2016
Instituto reúne dados sobre tema e traz orientações práticas para ajudar a população a reduzir o consumo excessivo da substância

Nesta quarta-feira (15), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança o Especial Açúcar que você não vê cujo o objetivo é alertar os consumidores sobre os perigos do consumo excessivo deste tipo de carboidrato. O material reúne infográficos e dados recentes sobre o assunto e aponta que o Brasil já é o 4º maior consumidor de açúcar (sacarose) no mundo, atrás de países como a China (3º), União Europeia (2º) e Índia (1º).

Segundo explica a nutricionista do Instituto e responsável pelo material, Ana Paula Bortoletto, o consumo de açúcar adicionado em produtos ultraprocessados está aumentando no país, enquanto o açúcar de mesa diminui. “Os brasileiros têm consumido mais de 50% acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de até 10% das calorias da dieta”. As principais fontes são refrigerantes, doces, balas, biscoitos e chocolates. Uma lata de refrigerante de cola, por exemplo, contém 7,4 colheres de açúcar.

Por isso, o especial do Idec alerta para o consumo de açúcar “escondido” nos produtos. “É importante estar atento a lista de ingredientes, já que a substância pode ser mencionada com outros nomes como: glicose, maltodextrina, néctares, sacarose e outros”, declara a nutricionista. Ela ainda sugere que o consumidor opte pelos alimentos in natura ou minimamente processados, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. “Não troque comida feita na hora e fique com as sobremesas caseiras, dispense as industrializadas”, diz Bortoletto.

Outra dica é reduzir aos poucos a quantidade de açúcar, já que o paladar pode se adaptar a redução. Mas, na hora de substituir é preciso ter cuidado com os adoçantes. Não há evidência que essa substituição traga vantagens para a saúde e, assim, o paladar continua habituado ao sabor adocicado. “Isso estimula as pessoas, principalmente as crianças, a preferir alimentos com sabor mais doce”, completa a nutricionista.

O Especial do Idec ainda traz orientações práticas com base nos direitos dos consumidores à informação clara e correta. “Esperamos sensibilizar a todos sobre o tema, destacando orientações que empodere a sociedade a realizar escolhas alimentares mais saudáveis”, finaliza Bortoletto.

Para conferir o Especial do Idec Açúcar que você não vê, acesse: