Brasilcon, Fórum das Entidades Civis e Idec solicitam audiência com a presidente para tratar da atuação da Advocacia Pública nos processos das perdas da poupança

23/05/2014

Tendo em vista o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), agendado para próxima semana, 28 de maio, organizações de defesa dos consumidores solicitam, com urgência, audiência com a presidente Dilma, em carta oficial enviada hoje (23/05).

O Fórum Nacional da Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Instituto Brasileiro de Direito e Política do Consumidor (Brasilcon) questionam o apoio que a Advocacia Geral da União e o Banco Central vêm prestando aos interesses do setor financeiro privado em prejuízo dos cidadãos, no julgamento das perdas das poupanças em decorrência dos planos econômicos.

“Precisa ser debatido o papel da Advocacia Pública. Numa discussão de interesses privados entre e bancos e cidadãos, ela deveria, no mínimo, se manter neutra. Mas, ao contrário, faz a defesa dos interesses das instituições financeiras de forma mais aguerrida que os próprios advogados contratados pelos bancos. E os poupadores, cidadãos brasileiros, como ficam?” - questiona a presidente do Conselho Diretor do Idec, Marilena Lazzarini.

Confira documento na íntegra: www.idec.org.br