Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Biodiversidade e sistemas de produção e consumo sustentáveis são temas de debate no Dia Mundial da Alimentação

Separador

Atualizado: 

16/10/2012

 

Amanhã, Idec participa do I Seminário Slow Food São Paulo, que acontece na Câmara Municipal, das 13h às 18h

 

 

São Paulo, 15 de outubro de 2012. Amanhã, 16 de outubro, no dia Mundial da Alimentação, será realizado o I Seminário Slow Food São Paulo, que conta com o apoio e participação do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Com a proposta de uma alimentação boa, limpa e justa, o evento ocorre na Câmara Municipal de São Paulo, das 13h às 18h.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 70 milhões de brasileiros vivem em estado de insegurança alimentar e nutricional, sendo que 90% desta população consome frutas, verduras e legumes abaixo da quantidade recomendada para uma alimentação saudável. O movimento Slow Food, inicialmente organizado na Itália, cresceu e hoje já conta com mais de 100 mil adeptos em cerca de 150 países do mundo. O conceito trabalha com a perspectiva de que o alimento deve ser bom, limpo e justo. A busca é por alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, de preferência, regionais e que estejam no período de colheita.

Para o pesquisador do Idec, João Paulo Amaral, estimular o pequeno agricultor é fator fundamental para alcançar relações de trabalho e consumo mais justas. Em 2010, o Idec realizou uma pesquisa que constatou que nas feiras especializadas em orgânicos encontram-se os melhores preços e a diferença de valor de um mesmo produto em relação ao supermercado chegava a 463%.

Em uma enquete no site do Idec, em janeiro deste ano, a grande maioria dos internautas (74%) respondeu que consumiria mais alimentos orgânicos se fossem mais baratos. “O que identificamos no cenário atual no Brasil é que o pequeno produtor de orgânicos sofre de uma série de dificuldades para manter uma produção de alimentos saudáveis, seja pelas normas restritivas da ANVISA que muitas vezes inviabilizam a produção artesanal, ou pela inserção desse produtos de forma mais acessível e barata para o consumidor” diz Amaral.

O Idec participa da mesa: Panorama e Caminhos do Sistema de Produção e Consumo de Alimentos.

O evento é gratuito e aberto ao público. Não necessita inscrição. Haverá exposição de produtos da Arca do Gosto e das Comunidades do Alimento.

 

Slow Food: Associação Internacional agroecológica e gastronômica que visa proteger as tradições e a biodiversidade do alimento, defendendo um sistema de produção e mercado bom, limpo e justo.

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Associação de consumidores que desde 1987 trabalha para promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica, sem vínculos com governos, partidos políticos ou empresas.

 

Serviço:

I Seminário Slow Food São Paulo

Dia: 16 de outubro de 2012

Horário: 13h às 18h

Local: Câmara Municipal de São Paulo

Endereço: Viaduto Jacareí, 100. 1º andar. Auditório Prestes Maia

Gratuito

Mais informações: http://slowfoodsp.blogspot.com.br/p/biblio-slow.html

http://www.facebook.com/SlowFoodSaoPaulo