Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Procon Paulistano realiza mutirão de renegociação de dívidas

Com orientações e palestras, ação é destinada a consumidores endividados

Compartilhar

separador

Atualizado: 

18/12/2017

Entre 15 e 22 de dezembro, o Procon Paulistano irá realizar o 2º Mutirão Digital de Renegociação de Dívidas e Educação Financeira. A ação tem como objetivo incentivar os consumidores endividados a fazer acordos com as instituições financeiras por meio do site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, além de difundir a educação para o consumo.

Organizado pela câmara técnica de Estudos sobre Produtos e Serviços Financeiros do Procon Paulistano, da qual o Idec faz parte, o primeiro dia do mutirão contará com orientações presenciais aos consumidores e palestras sobre educação financeira, e será realizado na sede da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Caso não consiga comparecer ao atendimento, a população ainda pode participar de forma eletrônica por meio do site consumidor.gov.br e da página do Procon Paulistano.

Superendividamento

De acordo com dados da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), em setembro de setembro de 2016, 58,2% das famílias brasileiras estavam endividadas. As dívidas tinham variadas origens: cartão de crédito, cheque especial, crediário, entre outras causas. 

Para o Idec, negociar taxas e formas de pagamento com bancos e demais credores é fundamental para se livrar do superendividamento. A economista do Instituto, Ione Amorim, ressalta que há maneiras de sair desse processo, contudo muitos consumidores ainda desconhecem os riscos de acordos mal feitos e como controlar seus gastos. “Esses mutirões são importantes para conscientizar a população e tirá-la do ciclo sem fim que pode ser uma dívida”, afirma.

Serviço

Atendimento presencial e palestras
Data: 15 de dezembro de 2017 (sexta-feira).
Horário: 13h às 19h
Local: Idec - Rua Boa Vista, nº 150 – Centro, São Paulo (SP).
Evento gratuito.

Atendimento online
Data: 15 à 22 de dezembro de 2017.
Sites: www.consumidor.gov.br e www.proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br.

Talvez também te interesse: