Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Nota de falecimento: Walter Barelli

Economista, ex-ministro e secretário do Trabalho, ex-deputado federal e professor, o associado Walter Barelli também atuou no terceiro setor e deixa legado

Compartilhar

separador

Atualizado: 

19/07/2019
Nota de falecimento: Walter Barelli

O Idec lamenta profundamente o falecimento do associado Walter Barelli, aos ocorrido nesta quinta-feira (18), em São Paulo (SP).

Doutor em economia e ex-ministro do Trabalho, Barelli se dedicou intensamente pelos direitos estudantis e trabalhistas e teve trajetória marcada pelo sindicalismo, com bandeiras como o aumento salarial e a ampliação do nível de emprego no país. 

Entre 1966 e 1990, Barelli foi diretor técnico do Dieese, instituição que ganhou visibilidade e credibilidade sob seu comando. Foi, durante muitos anos, a instituição com mais prestígio em relação às estatísticas do mercado de trabalho.

Atuou também como Ministro do Trabalho do Governo Itamar Franco, de 8 de outubro de 1992 a 4 de abril de 1994, e secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), de 1995 a 2007, nos governos Covas e Alckmin. Foi professor do Departamento de Teoria Econômica e membro Cesit (Centro de Economia Sindical e do Trabalho) da Unicamp.

Barelli era associado do Idec desde 1988 e atualmente era conselheiro do Instituto Via de Acesso, ONG, que prepara jovens para o mercado de trabalho, marcando sua atuação também no terceiro setor. 

Neste momento de pesar, o Idec se solidariza com seus familiares e amigos.

Talvez também te interesse: