Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec é o representante de consumidores no Fórum PIX do Banco Central

Objetivo é ajudar o Bacen a definir regras para o uso do sistema de forma segura e inclusiva

Compartilhar

separador

Atualizado: 

16/05/2024

O Idec foi selecionado para integrar o Fórum Pix. A escolha foi feita na última quinta-feira (09). O Fórum é uma criação do Banco Central que conta também com a presença de diversas instituições financeiras para subsidiar a definição de regras de funcionamento do sistema de pagamento instantâneo. O Instituto é o único representante de consumidores que integra o espaço. 

O trabalho é dividido em grupos de trabalho. São quatro no total: Negócios, Padronização e Requisitos Técnicos, Mensagens PI e Segurança. A ideia é que o PIX seja uma ferramenta cada vez mais segura e de fácil acesso a consumidores.

De acordo com a líder do projeto de Infraestruturas Públicas Digitais do Idec, Maria Luciano, participar do Fórum PIX é garantir que os direitos de consumidores sejam representados junto ao Banco Central. “É um reconhecimento da importância da participação de representantes de consumidores tanto para enriquecer o debate quanto para garantir que o PIX atenda às necessidades daqueles que mais o utilizam, mas é apenas o começo. Vemos que o PIX é uma ferramenta importante, porém vem sendo usada também para aplicar golpes, fraudes e pode deixar consumidores em situação vulnerável. Dar mais segurança a esse sistema é muito importante”, explica a pesquisadora.

O Fórum PIX realiza plenárias de discussão durante o ano e envia solicitações de consulta às pessoas representantes das instituições que participam. A próxima está prevista para o dia 14 de junho e os materiais das reuniões ficam disponíveis no site do Fórum.

Talvez também te interesse: