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Idec apoia mobilização pelo combate à fome no mundo

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Atualizado: 

01/03/2012
 

 A Campanha Global, Cresça, convida os brasileiros a discutirem sobre o problema que atinge um bilhão de pessoas

A fome é mencionada 20 mil vezes diariamente entre os usuários do Twitter no Brasil mas, quase sempre as menções são relacionadas a satisfação imediata da fome. A Oxfam vai propor, a partir de quinta feira, dia 01 de março, que eles conheçam e falem sobre os motivos que levam um bilhão de pessoas a passar fome em todo o mundo.

A iniciativa é parte de uma campanha global sobre justiça alimentar chamada Cresça para garantir o direito à alimentação em um mundo com recursos naturais limitados. O endereço da página do Facebook é: facebook.com/campanhacresca.

"Daqui a 8 anos seremos nove bilhões de pessoas no mundo e, se nada for feito, mais pessoas estarão comendo mal ou não comendo. As pessoas precisam falar sobre isso e os brasileiros não podem ficar de fora" afirma Muriel Saragoussi, coordenadora da campanha no Brasil.

Durante as próximas semanas, quando alguém tuitar a palavra "fome", poderá receber um tweet da campanha Cresça, convidando a conhecer na página do Facebook outros usuários que também tuitaram fome naquele momento. Na página, as imagens desses usuários formam um mapa do Brasil. Nela ainda é possível assistir a animações para entender o que está por trás do preço alto do que comemos e da desigualdade gerada pela maneira como produzimos e consumimos alimentos no mundo.

Além disso, comentários e sugestões serão levados para a Rio+20 e formarão um grande mural da campanha para mostrar a todos envolvidos no sistema alimentar que é preciso discutir, achar soluções e agir agora para evitar mais sofrimento.

A campanha, presente em mais de 45 países, conta com o apoio de celebridades como Coldplay, e Desmond Tutu. No Brasil, varias instituições participam da campanha, entre elas o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec e o Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz - Vitae Civilis e a AgênciaClick Isobar.

"O futuro alternativo se baseia na lógica da cooperação e construção de soluções compartilhadas voltadas a enfrentar os problemas das mudanças climáticas, como por exemplo, fortalecer a produção familiar e agroecológica, com políticas públicas de aproximação de produtores agroecológicos e consumidores", avalia Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.

 
 
A Oxfam é uma associação de organizações que trabalham pelo fim da pobreza e da desigualdade em todo o mundo. Ela busca soluções para melhoria das condições de vida no planeta e apoia a sociedade civil organizada e movimentos sociais locais e internacionais que lutam por mudanças de práticas, crenças e atitudes que resultem em mais justiça entre os povos.

O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, fundada em 1987. Sua missão é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica.