Separador
Atualizado:
Comissão da Lei da Copa pode votar amanhã o projeto que mantém os abusos impostos pela Fifa. Campanha agora é direcionada aos deputados e membros da Comissão.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) retoma a campanha "Fifa abaixa a bola" - http://www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/fifa-abaixa-a-bola - voltada aos deputados e membros da Comissão Especial da Lei Geral da Copa (PL 2.330/11, do Executivo), que pode votar nesta terça-feira (13/12) o parecer do relator deputado Vicente Cândido (PT-SP), que prevê restrição de direitos sociais, especialmente de direitos dos consumidores, em virtude da realização da Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil.
O relatório apresentado pelo deputado na semana passada não traz qualquer alteração do texto substitutivo que contemplava a defesa dos direitos do consumidor-torcedor, defendidos pelo Idec.
Por esse motivo, o Idec conta com a participação de toda sociedade para o envio de uma carta com as exigências sobre pontos críticos do Projeto, que além de irem contra direitos assegurados pela Constituição, significam um retrocesso na defesa dos consumidores brasileiros, há mais de 20 anos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
Posicionamento Idec diante da Lei Geral da Copa
O Idec entende que o PL 2.330/2011, tal como se encontra, e os recentes apontamentos do Governo Federal sobre a possível flexibilização de direitos sociais para atender à excepcionalidade da Copa, ferem direitos historicamente conquistados, expressos em leis como o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671-2003), as leis estaduais de meia-entrada para estudantes e, especialmente, o Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei 8.078/90).
O PL elenca dispositivos que conflitam diretamente com direitos, garantias e princípios expressamente previstos no CDC. "Sua aprovação, portanto, além de levar a uma norma com significativo potencial de inconstitucionalidade, extrapola a própria lógica de preservação da ética e da boa-fé nas relações de consumo", complementa Guilherme Varella, advogado do Idec.
Em setembro, o Idec iniciou a campanha “Fifa abaixa a bola”, com carta envida por mais de 1.800 pessoas à presidente da República, Dilma Roussef, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso e ministro dos Esportes, Orlando Silva Junior.
Íntegra da Carta
Exmo(a)s. Deputados(as) da Comissão Especial da Lei da Copa*,
Nós, torcedores brasileiros, não admitimos a suspensão do Código de Defesa do Consumidor (CDC), do Estatuto do Idoso e do Estatuto do Torcedor apenas para ceder aos interesses da Fifa. É inaceitável que qualquer evento justifique o descumprimento de direitos e garantias constitucionais, afrontando as leis nacionais vigentes. Exijo as seguintes alterações do atual Projeto de Lei Geral da Copa:
Incluir os pontos:
- Garantia da meia entrada para estudantes e idosos conforme a legislação brasileira;
- Plena responsabilidade da Fifa por danos causados aos torcedores-consumidores, conforme o CDC;
- Proibição da criação de áreas exclusivas de exploração comercial da Fifa na cidade;
- Respeito aos trabalhadores e pequenos comerciantes brasileiros evitando o monopólio comercial da Fifa no entorno dos estádios
- Estabelecimento dos deveres e responsabilidades da Fifa durante o período de vigência da Lei.
- Dispositivo expresso de compatibilização do PL com o CDC, Estatuto do Idoso e Estatuto do Torcedor.
Remover os pontos:
- Artigos 32 e 33: poder de estabelecer livremente condições de cancelamento, devolução e reembolso de ingressos
- Inciso II, do art. 33: venda casada de produtos
- Artigo 33, III: anulação do direito de arrependimento
O sucesso da Copa do Mundo não precisa desrespeitar nossos direitos!
Atenciosamente,
#[nome]
* Renan Filho
Édio Vieira Lopes
Rui Soares Palmeira
José Alves Rocha
Vicente Cândido
José Nobre Guimarães
Waldenor Alves Pereira Filho
Alceu Moreira Da Silva
Carlaile Jesus Pedrosa
Otavio Santos Silva Leite
José Alfonso Ebert Hamm
Simão Sessim
Fábio Loureiro Souto
Rodrigo Maia
Maurício Quintella Malta Lessa
Jonas Donizette Ferreira
Romario De Souza Faria
André Peixoto Figueiredo Lima
Rubens Bueno
Arnaldo Faria De Sá
Wanderley Alves De Oliveira
Maria Do Socorro Jô Moraes
Acelino Freitas
Luis Henrique De Oliveira Resende
Fábio Salustino Mesquita De Faria