separador
A partir da avaliação feita sobre a prática de Greenwashing de 500 embalagens de produtos de higiene, limpeza e utilidades domésticas no mercado brasileiro, foi constatado que 48%, sendo 243 produtos analisados praticam Greenwashing e a categoria que mais o faz proporcionalmente é a de utilidades domésticas. Foram encontradas alegações irregulares em 75% dos itens dessa categoria, o que indica que 3 em cada 4 produtos desse tipo apresentaram alguma irregularidade.
No caso dos produtos de limpeza, o Greenwashing apareceu em 66% dos rótulos analisados - portanto, 2 em cada 3 produtos. Na categoria de higiene e cosméticos, enfim, a prática foi constatada em 37% dos produtos estudados, o que indica que o Greenwashing esteve presente em 1 em cada 3 embalagens.
Dezenas de empresas brasileiras foram notificadas a prestar esclarecimentos sobre possíveis práticas enganosas e convidadas a adequar suas embalagens, 13 empresas mudaram seus rótulos a partir da pesquisa. Saiba mais sobre a pesquisa neste link.